segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Jovino lança ALMA DO NORDESTE


Olá, amigos,


É com muito orgulho que comunico o lançamento no Brasil do meu CD Alma do Nordeste. Este é meu quinto disco, mas é o primeiro que tem manufatura e distribuição nacional pela Tratore Discos. O projeto foi patrocinado pela Petrobras e sua concepção foi desenvolvida em torno do universo cultural do nordeste brasileiro, após uma viagem de pesquisas pela região, composição dos temas e sua gravação por um time de feras, incluindo Marcio Bahia (bateria), Marcelo Martins, Eduardo Neves e Carlos Malta (sopros), Dudu Lima (baixo), Gabriel Grossi (gaita), Toninho Ferragutti (sanfona), Durval Pereira e Tiago da Serrinha (percussão) Josemen Honaine (viola) e Pernambuco (aboios). A arte é uma criação de Clóvis Junior e o CD contém versos escritos pelo grande poeta cordelista baiano Marcus Haurélio.

Para ouvir clips das faixas do CD, visite http://www.jovisan.net/Portugues/almadonordeste.htm

Para ler resenhas e acessar áudio e vídeo entrevistas sobre o lançamento, visite http://www.jovisan.net/Portugues/imprensa.htm

Para saber onde adquirir o CD em lojas e pela Internet, visite http://www.tratore.com.br/cd.asp?id=7899004724738

Convido todos a conhecerem esse novo trabalho. Em breve vamos divulgar fotos, vídeos e muito mais informações através do meu site www.jovisan.net/Portugues/Portuguesportal.htm

Visitem...Abaixo segue o release de lançamento. Obrigado a todos pelo apoio, espero vê-los em breve quando fizermos shows de lançamento no Brasil.

Um abraço,

Jovino Santos Neto

Pianista e compositor, Jovino Santos Neto lança “Alma do Nordeste” no Brasil. Mitos e realidades, nascidos em solo do agreste, ganham forma de música e integram o CD; fruto da criatividade e talento do músico carioca, neto de nordestinos.Como está expresso em seu nome, talvez o pianista e compositor Jovino Santos Neto esteja realmente sob a proteção de Júpiter, o pai dos deuses entre os romanos. É certo, porém, que o músico está sob a guarda dos deuses do Agreste.Foi na zona entre a mata e o sertão – caracterizada por solo pedregoso e vegetação escassa e de pequeno porte, mas em que brotam o jeito forte e a alma destemida do nordestino – que o pianista de técnica apurada, deixou fluir mais uma vez o compositor sem fronteiras. O resultado é “Alma do Nordeste”, álbum que Jovino lança agora pelo selo Adventure Music e que pela primeira vez terá distribuição no Brasil pela Tratore. No CD, frevos, xotes, forrós, toadas e baiões cochicham entre si e conversam com uma base instrumental contemporânea e criativa, algo jazzística. Nota-se uma vez mais, a energia e a paixão pela música e o “tempero” do improviso; presentes em seus trabalhos anteriores como compositor e arranjador: “Caboclo” (1997), “Ao Vivo em Olympia” (2001), e “Canto do Rio” (2003) pelo selo Liquid City Records, e “Roda Carioca” (2006) pela Adventure Music.

Os dois últimos, aliás, foram indicados ao prêmio Grammy Latino.Radicado desde 1993 na cidade de Seattle, Jovino vem desenvolvendo sua carreira em múltiplos segmentos. Toca e compõe do jazz à música de câmara. Atua como professor de piano e composição no conceituado Cornish College of the Arts e participa, ainda, de trabalhos com músicos do mundo inteiro e é reconhecidamente um dos mais talentosos discípulos de Hermeto Pascoal. E foi em meio a tantas atividades que ele se pôs a sonhar e esboçar um projeto de composição e produção musical, visando resgatar expressões da cultura popular nordestina inspirado no livro Alma do Nordeste escrito pelo conterrâneo e amigo de seu avô, C. Nery Camello, editado nos anos 40. E ir além: a partir delas alicerçar um processo criativo único, irmanando harmoniosamente expressões populares e eruditas. O sonho ganhou pernas e asas em maio de 2007. Foi quando, Jovino acompanhado pela esposa e pesquisadora Luzia Grob dos Santos, percorreu diversas comunidades dos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco, seguindo os caminhos descritos por Nery Camello.

Momentos singulares que foram captados pelas lentes do casal – e podem ser vistos em (www.picasaweb.google.com/jovinosantosneto), mas que principalmente alimentaram as partituras que foram surgindo, gestadas pelo músico carioca. As treze composições resultantes desta viagem mítica à essência nordestina, e que integram o CD, foram gravadas em agosto do ano passado no Rio.
Jovino chamou antigos companheiros de estrada para participarem; artistas que a exemplo do compositor esbanjam talento, versatilidade e criatividade: o acordeonista Toninho Ferragutti, o baixista Dudu Lima, o baterista Márcio Bahia, o gaitista Gabriel Grossi, o violeiro Josemen Honaime, os percussionistas Durval Pereira e Thiago da Serrinha e um trio de sopros, também invejável: Carlos Malta, Eduardo Neves e Marcelo Martins.De maneira generosa, o disco revela uma musicalidade regional, mas que de tão rica e plena surpreende, e delicia, nossos ouvidos e vai além. Assim como só as mais originais e criativas obras consegue fazer, “Alma do Nordeste” mostra que algo circunscrito a uma região - quando transformado em arte - ultrapassa todos os limites. E assim, o som envolvente e quente do CD de Jovino passeia pelos ares. De maneira gentil, mas arrebatadora, seduz também nossas lembranças. E logra ecoar no coração da gente. E como se fosse pouco, é com jeito manso e desprentensioso, que a música do artista ganha corpo e aconchega-se no colo de tudo que é universal.
Estrofe de Marco Haurélio para a faixa "Vermeio agreste Lampião":
Eu vi três brilhos intensos
Na noite do meu sertão.
São três vidas, são três mortes,
Três contos de assombração.
São três luzeiros no céu,
Três estrelas no chapéu
Do capitão Lampião.

Nenhum comentário: