terça-feira, 9 de junho de 2009

Viva Santo Antônio!


Por: Marco Haurélio

Santo Antônio é o santo de maior popularidade no Brasil. Nascido em Portugal, morreu a caminho de Pádua, na Itália, para onde se dirigia com o intuito de curar uma hidropisia (acúmulo de serosidade numa cavidade ou no tecido celular), a 13 de junho de 1231. Foi canonizado pelo papa Gregório IX, no dia 13 de maio do ano seguinte à sua morte. A ele estão relacionadas lendas, simpatias e até expressões populares, como “tirar o pai da forca”. Segundo o relato tradicional, Santo Antônio se encontrava em Pádua, e teve de se deslocar até Lisboa para livrar seu pai, acusado injustamente de homicídio, da forca. A lenda descreve dois milagres: a bilocação (capacidade de estar em dois lugares ao mesmo tempo); e a ressurreição do jovem assassinado, que inocentou o pai de Santo Antônio.

A lenda ainda alimenta outra modalidade folclórica, a quadra popular:

Santo Antônio é tão santo
Que livrou seu pai da morte
Bem podia Santo Antônio
dar-me uma bonita sorte

(Fernando de Castro Pires de Lima. Um milagre de Santo Antônio. Em LIRA, Marisa. Estudos de folclore luso-brasileiro).

A cidade de Paratinga, na Bahia, às margens do rio São Francisco, já se chamou Santo Antônio do Urubu de Cima. Isto em 1718, quando deixou de ser arraial passando a freguesia. A razão do nome incomum: uma imagem do santo teria sido encontrada por um caçador num tronco de árvore. No galho de cima, a ave, de asas abertas, protegia o santo do calor do sol. No local, foi construída a capela onde o santo era venerado. A imagem teria sido deslocada para o santuário de Bom Jesus da Lapa - uma gruta transformada em igreja –, mas sempre retornava para o seu centro de devoção. Suas pegadas ficavam impressas na areia.
Aprendi, desde os cinco anos, uma singela oração, ensinada por D. Luzia Josefina (minha avó). É possível que existam variantes:

Santo Antônio pequenino
Quando Deus era menino
Sete sinos se tocavam
Sete livros se rezavam
Senhor Bom Jesus da Lapa
Seja meu padrinho
Fez uma cruz na minha testa.
Livra-me do Demônio
De noite e de dia
No pino do meio-dia
Amém.

Tem valor de esconjuro e, por isso, traz o número cabalístico 7.

E viva Santo Antônio, o Santo Casamenteiro!