sábado, 23 de janeiro de 2010

Personagens do Auto da Compadecida em cordel



A Editora Luzeiro lançou o cordel Presepadas de Chicó e Astúcias de João Grilo, de minha autoria, ano passado (2009). A história tem como protagonistas João Grilo e Chicó, protagonistas do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.

A ilustração da capa é de Arievaldo Viana.

Leia um trecho do cordel:

João Grilo foi um menino
De grande sagacidade,
Aprimorou a esperteza
Devido à necessidade –
Enganava a todo mundo
Com muita facilidade.

Quando João era menino
Sempre ia à beira do rio,
Para poder refrescar-se
Por causa do grande estio.
Um dia, encontrou um padre
Que tinha curto pavio.

O padre vinha num jegue –
Logo que viu o menino,
Pensou: “Eu vou me informar
Com aquele tipo cretino,
Mas se ele me enganar,
Vou e lhe torço o pepino!”

O padre se aproximou
E disse, com voz pausada:
— Me responda, meu menino,
Aonde vai esta estrada?
Você será castigado,
Caso me meta em armada.

João lhe respondeu: - Seu padre,
Eu não gosto de balela;
Respondo à sua pergunta,
Sem temer a esparrela:
A estrada nunca vai,
Somos nós que vamos nela.

O padre disse: — Moleque,
Deixe desta amolação!
Vou celebrar uma missa
Na igreja do Capão –
E lhe peço, por bondade,
Que me ensine a direção.

Disse João: - É muito fácil,
Agora vou lhe ensinar:
Para chegar no Capão,
Basta ao rio atravessar,
Mas tenha muito cuidado
Ou poderá se afogar!

— Não me amole mais, moleque,
Pois já estou em atraso!
O povo me esperando
E você criando caso –
Ande logo, desembuche:
Onde que o rio é mais raso?

— Vá naquela direção,
Já que está muito apressado.
O padre foi com o jegue,
Onde João tinha mostrado,
Mas era o ponto mais fundo,
Quase morreu afogado.

Ao sair na outra margem
O padre pôde gritar:
— Pode esperar, seu moleque,
Que volto pra me vingar!
E, com a batina ensopada,
Desgraçou-se a espirrar.

Quando chegou na igreja
Estava muito atrasado.
O povo todo estranhou
Vendo o vigário ensopado
E xingando cada nome
De deixar o Cão corado!

(...)

Nota: Clique AQUI para ler artigo sobre a possível origem do personagem João Grilo.




PEDIDOS:
EDITORA LUZEIRO
Fone: (11) 5585 1800
E-mail: vendas@editoraluzeiro.com.br

COMPRAR

Nenhum comentário: