quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Contos Folclóricos Brasileiros será lançado pela Paulus



A partir de uma recolha feita no sertão da Bahia, numa área que abrange desde o Médio São Francisco (Serra do Ramalho) até a Serra Geral (Brumado), foi organizada uma antologia de contos populares que a Paulus Editora trará à luz em breve.


Valdi Fernandes Farias

O trabalho tornou possível a preservação das histórias de minha infância, contadas por D. Luzia (minha avó), como Belisfronte (já vertida para o cordel), Guime e Guimar, Maria Borralheira e A Mentirosa. Os contos de D. Luzia foram relembrados por Valdi Fernandes Farias (meu pai) e Isaulite Fernandes Farias (Tia Lili).


Isaulite Fernandes Farias

Dentre os narradores estão D. Jesuína Pereira Magalhães, nascida em 1915, e D. Maria Rosa Fróes, de Brumado, que em 2005, época da recolha, contava 87 janeiros de sabedoria.


Jesuína Pereira Magalhães

O livro Contos Folclóricos Brasileiros traz notas do Dr. Paulo Correia, do Centro de Estudos Ataíde Oliveira, da Universidade do Algarve, Portugal.

As ilustrações são assinadas por Maurício Negro.


A Ponta da Serra, cenário de minha infância sertaneja

O garimpo folclórico, do qual este livro é um desdobramento, rendeu, além das 36 histórias desta coletânea, outras 60, que deverão ser publicadas em breve.

No bojo, vieram também cantos de trabalho, romances velhos, quadras, adivinhas, ditos populares, lendas locais, rezas, benditos e relatos fantásticos.

***

Abaixo, um trecho da Introdução:

Os contos folclóricos reunidos nesta coletânea, mais do que o esforço de preservação das nossas tradições populares, são peças de raro brilho literário. Alguns encontram ressonância na Índia dos Vedas ; outros, no Egito dos faraós. Há, ainda, os que trazem retalhos da mitologia greco-romana ou de narrativas da Bíblia. Portanto, é impossível pôr em dúvida sua “ancianidade veneranda”, como costumava dizer mestre Câmara Cascudo. Diversão para crianças, entretenimento para os adultos após o trabalho, o conto folclórico conserva, também, informações de hábitos, costumes, ritos e mitos aparentemente desaparecidos ou esquecidos.

(...)

Arievaldo no Ouvir Dizer


Foto: Odilon Camargo e Arievaldo Viana (por Juliana Araújo)

"OUVIR DIZER" é um espetáculo de leituras dramatizadas de textos de autores da literatura brasileira e universal, apresentado pelo ator ODILON CAMARGO no Centro Cultural BNB - Fortaleza-CE. O escritor/cordelista Arievaldo Viana é o destaque nesse mês de FEVEREIRO 2010.

A apresentação do OUVIR DIZER será no dia 23, terça, de 15h30 às 16h30.

A platéia apreciará a leitura dramatizada de trechos da obra do poeta popular, radialista, ilustrador e publicitário Arievaldo Viana Lima, por Odilon Camargo. 60min.

MARQUE NA SUA AGENDA.