quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O Tambor do Mestre Zizinho



No seu blog, o escitor maranhense Wilson Marques anuncia:

Acaba de ser publicado pela editora Mercuryo Jovem O tambor do Mestre Zizinho, com ilustrações de Dedê Paiva. O livro, ambientado num quilombo em algum lugar do Maranhão, narra a história de um menino sensível e curioso, que sempre está querendo saber das coisas e não para de perguntar. Porém, para sua decepção, a resposta que mais ouve dos adultos, sempre atarefados ou sem paciência, é um sonoro “é a língua do perguntador”.

Decidido a saber o que é quilombola, e depois de ouvir muitos “é a língua do perguntador”, Zizinho procura a professora Joci. Sempre prestativa, ela explica tudo ao garoto. Em contrapartida, propõe-lhe um saudável desafio: preocupada com o desinteresse das pessoas da comunidade pelas tradições locais, sugere que o menino organize uma festa de Tambor de Crioula, expressão popular de raízes africanas típica do Maranhão.

Com a ajuda de Mestre Bié, Zizinho consegue organizar uma bela festa, vira mestre e descobre que pode ganhar uma viagem de sonhos para um país lindo e distante que ele jamais imaginara conhecer.