segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Literatura de Cordel em Santo André

Maria José Targher, assessora de Comunicação, e responsável por todas as fotos deste post (menos esta!)
Sábado, 22 de outubro, o auditório do Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, em Santo André, foi palco do Seminário de Literatura Infantojuvenil, iniciativa da Secretaria de Educação do Município, que contou com o apoio das editoras Nova Alexandria e Biruta. Com realização de palestras voltadas para os professores e para o público em geral, a iniciativa tem como objetivo, além de proporcionar mais uma oportunidade de formação para os professores da rede, beneficiar os apreciadores de literatura com análises de escritores renomados.


A atividade de que tomei parte foi coordenada pelo professor e poeta João Gomes, autor de Alice no Pais das Maravilhas em Cordel (Nova Alexandria). João declamou “Fartura”, arrancando boas risadas da platéia, que se divertiu também com a declamação do clássico “Salaro mimo”, poema matuto de Antônio Aurélio de Morais, o Tio Toni. Convocado, contei um pouco da história do cordel e declamei trechos de clássicos de Leandro Gomes de Barros (Juvenal e o Dragão, O Boi Misterioso), José Camelo de Melo Resende (O Pavão Misterioso), José Pacheco (A Chegada de Lampião no Inferno) e Manoel D’Almeida Filho (Os Cabras de Lampião). Também narrei alguns trechos do meu Presepadas de Chicó e Astúcias de João Grilo (Luzeiro). Fomos, mais uma vez, recepcionados pela coordenadora do “Clarice”, Luciana Dias Ragazzini. 


As fotos são cortesia de Maria José Targher, que cuida, e muito bem, da comunicação da Secretaria de Educação de Santo André.
A todos o meu abraço!
A pequena Andressa fez questão de convocar a mãe para assistir à palestra.