domingo, 23 de outubro de 2011

Cordéis publicados no Rio na década de 1940



Escrita Por Arthur Silva Torres e publicada em 1948, a História da Fada Gercina e do Príncipe Romão tem algumas peculiaridades que merecem destaque: 
  •  A capa colorida em formato 14X18, antecipa-se à editora Prelúdio, futura editora Luzeiro. A Livraria H. Antunes, carioca também, publicava já nesse formato, embora não se dedicasse exclusivamente ao cordel. 
  • O título do romance que, inevitavelmente, remete ao clássico O Príncipe e a Fada (ou Baman e Gercina), assim como elementos da capa, como a serpente, o leão e a ave de rapina. "Romão" é um disfarce para "Baman", tratando-se, evidentemente, de um pastiche do original leandrino. Em outra história da lavra de Torres, o Romance de Paulo e Joaninha, em que aparece um casal em fuga sobre um cavalo, recria-se o episódio clássico da História de Mariquinha e José de Souza Leão, de João Ferreira de Lima. 

  • Torres, autor cuja biografia ainda desconheço, recriou o clássico Zezinho e Mariquinha, do pioneiro Silvino Pirauá de Lima. O título invertido — História de Mariquinha e de Zezinho, publicada em 1947 — não esconde a fonte.  

  • Na quarta capa da  História da Fada Gercina e do Príncipe Romão,  descobrimos ser A. S. Torres autor da História Completa de Alonso e de Marina, óbvia cópia do grande romance A Força do Amor, talvez a melhor obra de Leandro Gomes de Barros. 
Originais, como se nota, são as cores, pois as histórias e os temas são velhos conhecidos dos nordestinos.


Todos os títulos citados estão à venda pela internet.