sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Cordel na estrada

Palestra em Serra do Ramalho
Tenho encontrado certa dificuldade para atualizar este blogue. O tempo tem sido escasso, por conta das muitas atividades e, também, dos projetos já engatilhados.
Chico Pedrosa em ação na I Feira Brasileira do Cordel.
Início da oficina no Centro Cultural Dragão do Mar.
Oficina de xilogravura com o mestre Marcelo Soares.
Cordelistas que abrilhantaram o evento. 
Mesmo assim, farei referência a algumas destas andanças, como a ida a Fortaleza, para participar da I Feira Brasileira de Cordel, concebida e organizada por Klévisson Viana, ocasião em que reencontrei muitos amigos e passei noites muitos agradáveis na companhia de mestres como Marcelo Soares e Bule-Bule.
Cléber Eduão apresenta a antologia.



Zeca Pereira em ação.
Caravana da UNEB- Campus VI, sob a batuta de Rogério Soares.
Público prestigia o recital em Serra do Ramalho.

Depois, fui a Serra do Ramalho, município baiano onde passei boa parte de minha vida. Lá, em 1987, escrevi o meu primeiro cordel publicável, O Herói da Montanha Negra. E, em 2005, durante o período que chamo de retomada, escrevi, ainda em Serra, Os Apuros de Chicó e astúcias de João Grilo e as Três Folhas da Serpente. Pois bem, foi lá, dia 27 de agosto, em evento apoiado pela  Fundifran, que se deu o lançamento da Antologia de Cordelistas do Velho Chico, organizada pelo cantador e poeta Cleber Eduão. Sucesso absoluto de público e crítica.
Banners reproduzem xilos de João Gomes de Sá.
Aldy e Bá fazendo história.
Eufra Modesto e seus causos mirabolantes.

Frei Varneci Nascimento e o catálogo da Editora Luzeiro.

Mais recentemente, no dia 16 de agosto. retornei a Lençóis Paulista, onde, em 2010, ministrei uma oficina, para participar do Salão da Literatura de Cordel, evento concebido por João Gomes de Sá. Pela bela cidade, berço do escritor Orígenes Lessa, passaram nomes como Costa Senna, Frei Varneci Nascimento, Cacá Lopes, Aldy Carvalho & Bá, Eufra Modesto, além do próprio João. O apoio da diretoria de Cultura do município, sob a batuta de Nilceu Bernardo, foi fundamental para o êxito da iniciativa. Foi um evento memorável, com ampla repercussão na imprensa. 

Nenhum comentário: