sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Longa Ritos de Passagem trata do imaginário nordestino e valoriza a cultura popular brasileira



RITOS DE PASSAGEM, é o novo longa metragem em animação do diretor Chico Liberato, ganhador do edital 2008 do Governo do Estado da Bahia, Fundo de Cultura- FCBA, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda , IRDEB- Instituto de Radio Difusão Educativa da Bahia e da TVE Bahia.
Baseado em dois personagens que conformam o imaginário do sertão nordestino, o Santo e o Guerreiro, os quais, após a morte, entram na barca de Caronte, o barqueiro do Rio da Morte, que lhes induz a reflexão sobre os atos e escolhas que cada um fez em resposta aos acontecimentos que a vida lhe reservou. Através dos ritos de passagem - nascimento, batismo, transição da juventude para a idade adulta, morte e transcendência - transcorrerá uma auto-análise, quando ambos discorrem sobre os acontecimentos vividos no contexto denso, dramático e adverso propiciado pelos rigores da vida áspera no sertão. Rigores que vêm gerando indivíduos carismáticos e controvertidos que arrastam atrás de si multidões em busca de uma terra mais justa e promissora.

O filme RITOS DE PASSAGEM remeterá o público às questões das mais fundamentais ao ser humano, quando na passagem da vida para a morte: o que fiz(emos) da minha(nossa) vida? Quais foram as conseqüências dos meus(nossos) atos?

Ao contar RITOS DE PASSAGEM estaremos apresentando as cantigas populares, cantos de trabalho, flora e fauna da região, folclore, costumes, indumentárias, hábitos, vocabulário, sotaques, etc., resultantes de um povo que pouco teve acesso às facilidades da civilização, vivendo o seu dia-a-dia baseado nas crenças, superstições, valores puros e forte religiosidade. 

Nota do blog: A exibição ocorrerá na Première do festival do Rio 2012, às 17 h, no Cine Odeon Petrobrás.