terça-feira, 27 de novembro de 2012

Vozes femininas: novos ecos tecidos no sertão



























GARANTA SUA VAGA!
COM ENTREGA DE CERTIFICADO

Data da oficina: 12/12/12
Local: Colégio Municipal Maria Amaral G. Gondim
08:00 – Abertura e apresentação do projeto
09:00 às 11:00 – oficina de cordel
14:00 ás 16:00 – oficina de cordel

O projeto “Vozes femininas: novos ecos tecidos no sertão” foi selecionado e financiado pela Funarte e pelo MinC através do edital "Mais cultura: microprojetos da Bacia do Rio São Francisco". Este trabalho objetiva dar voz às mulheres, inserindo-a no espaço da produção literária de autoria feminina, ressignificando, assim, o olhar sobre o modo de vida do sujeito sertanejo, mais precisamente a mulher sertaneja. As mulheres inscritas e selecionadas irão participar de uma oficina que culminará na escrita de um texto que será publicado em livro.

A oficina será ministrada por MARCO HAURÉLIO, cordelista, poeta, contista, editor e pesquisador da literatura e cultura popular. Com dezenas de livros e folhetos de cordel publicados, é ganhador do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010, do Ministério da Cultura, na categoria Produção (livros e CDs), também é colaborador do Centro de Estudos Ataíde Oliveira, da Universidade do Algarve, Faro, Portugal. Com vários livros e folhetos de cordel editados, ele profere palestras e ministra oficinas sobre a Literatura de Cordel e o Folclore Brasileiro. É um dos fundadores do grupo Caravana do Cordel, presença marcante na cena cultural paulistana. Representou o Brasil, ao lado de Antônio Barreto e Edilene Matos, no Encontro Internacional de Poetas, ocorrido em Assunción, Paraguai, em 2010. Vários de seus livros foram selecionados por programas de governo, como o PNBE, do Governo Federal, Apoio ao Saber e Salas de Leitura, do Estado de São Paulo, Minha Biblioteca da prefeitura paulistana, Leitura para a Cidadania (Paulus Editora), Itaú Social e para composição do acervo da Biblioteca Nacional. 

As inscrições acontecerão entre os dias 20 a 29 de novembro pelo e-mail projetovozesfemininasnosertao@gmail.com e nos dias 21 e 23/11 na Biblioteca Municipal de Riacho de Santana.

São apenas 25 vagas. Caso haja mais inscritos do que vagas, será realizada uma seleção. Até dia 05 de dezembro o participante receberá confirmação da inscrição.

Texto: Divulgação.

Nota do blog: Com Curadoria de Paula Ivony Laranjeira, do blog Pesponteando, a atividade é a primeira que faço em Riacho de Santana, região onde nasci, cenário da minha infância e inspiração para os primeiros versos.