quinta-feira, 11 de abril de 2013

Tradição, Ciência do Povo, de Câmara Cascudo, em nova edição




Chega mais uma boa nova dos lados da rua Pirapitingui: a Global Editora recoloca no mercado o imprescindível ensaio do mestre do folclore brasileiro, Luís da Câmara Cascudo, Tradição, Ciência do Povo, mais uma obra em que os diversos aspectos da sabedoria popular são analisados em seu nascedouro, manifestações, presença e difusão por este Brasil de tantos e tão variados matizes.

Câmara Cascudo conhecia como poucos a essência e a alma do povo brasileiro. Tanto é verdade que dentre as mais de duzentas obras que deixou, explorou com detalhes a alimentação, o vestuário, a dança, a música, as lendas, e a formação da etnia brasileira. Recontou histórias reais ou inventadas. Foi o historiador que buscava responder com precisão como é e quem é o povo brasileiro.

Em Tradição, Ciência do Povo, o autor expõe com propriedade os frutos de suas pesquisas sobre aspectos integrantes do cotidiano do povo. Cascudo analisa como eles se relacionam com a chuva, o vento, a botânica, os quatro elementos (terra, água, ar e fogo) e outras instâncias da vida.

São quase duzentas páginas em que o leitor terá contato com algumas de suas mais preciosas investigações na Ciência do Povo Brasileiro. Ciência no plano da concordância e da compreensão geral, base inamovível para a apreciação e percepção dos fatos sociais. 


Nenhum comentário: