quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Livro Artes do Caipora, de Marco Haurélio e Luciano Tasso, será lançado na Cortez

Artes do Caipora em cordel será lançado na Livraria Cortez.
Artes do Caipora em cordel é mais um livro de minha autoria inspirado na rica tradição oral brasileira. A obra evoca as histórias contadas por caçadores que, à noite, passavam pela casa de meus pais, na Ponta da Serra, sertão baiano, para deixar um peba ou um saruê abatidos por eles. Eu, desde pequeno, jamais gostei de comer carne de "bicho caçado", mas, por outro lado, entendia que era, muitas vezes, a única mistura que muitos moradores da roça levavam à mesa. O que me atraía mesmo eram as histórias mirabolantes, muitas delas narradas em primeira pessoa, de assombrações do mato, surgidas para punir as transgressões dos caçadores. Uma das violações com consequências mais trágicas é a caçada no dia de São Bartolomeu (24 de agosto). Outro dia em que a caça é proibida é a Sexta-Feira da Paixão.

Ouvi, mais de uma vez, a história do caçador que saiu na noite de São Bartolomeu e, imaginando-se com sorte, deparou com um veado de proporções anormais. Quando já fazia ponto com a espingarda, notou que se tratava de um monstro com um único olho no meio da testa. Noutras ocasiões, o caçador topava de frente com o Pai do Mato, que vem a ser o mesmo Caipora, soltando fogo pelas ventas ou ressuscitando os animais abatidos. O Caipora é primeiro percebido pelos cachorros, que, do nada, começam a ganir, como se uma mão invisível os açoitasse. Geralmente, o caçador que tem a desventura de encontrá-lo, se aposenta depois da experiência, quando não fica "variado".

É parte deste universo mágico do sertão de minha infância que transportei para o cordel, que depois veio a ser magistralmente ilustrado por Luciano Tasso. O livro Artes do Caipora em Cordel, que integra a coleção Mistura Brasileira, da Paulus Editora, será lançado dia 24 de agosto (não por acaso o dia de São Bartolomeu), como parte da programação Expo Cordel na Cortez. Além da sessão de autógrafos, haverá exposição das ilustrações de Luciano Tasso.



Serviço
Lançamento do livro Artes do Caipora em Cordel, de Marco Haurélio, ilustrado por Luciano Tasso.
Onde: Rua Monte Alegre, 1074, Perdizes. Tel.: 3873 7111.
Quando: 24 de agosto de 2013, às 17 h.