sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Biografia de João do Vale, escrita por Wilson Marques, é lançada pela Nova Alexandria

A editora Nova Alexandria acaba de lançar, pela coleção Jovens sem fronteiras, O jovem João do Vale, do escritor Wilson Marques, livro que narra fatos da infância e da juventude do grande compositor maranhense, autor de clássicos inesquecíveis da Música Popular Brasileira.

Poeta de nascença, João do Vale transformou-se, de menino pobre e sem instrução, em dono de uma das mais importantes vozes da música brasileira, em especial, da música nordestina, ao lado de mestres como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Para o filho de lavradores do sertão maranhense, a conquista pareceria no mínimo improvável. Mas, superando todos os obstáculos, o artista, que sequer teve reconhecido seu direito a uma educação formal, deixou ainda muito jovem sua terra e fugiu de casa para uma aventura de liberdade e aprendizado que culminaria com a sua justa inscrição na história da música popular deste país. Como já haviam feito muitos nordestinos, João do Vale partiu para buscar a sorte no Rio de Janeiro. Trabalhou na construção civil. Morando nos canteiros de obras, visitava à noite as emissoras de rádio, para mostrar seus versos para artistas que se dispusessem a dar um empurrão inicial em uma sonhada carreira de compositor. Não demorou muito para que tivesse gravado o primeiro sucesso, Estrela miúda, na voz da endeusada Marlene. Era o começo de uma trajetória de muitos sucessos musicais — Carcará, De Teresina a São Luís, Pisa na fulô —, reverenciada por Chico Buarque, Tom Jobim, Alceu Valença, Fagner, Elba Ramalho e outros artistas de primeiríssimo time.

(Texto de orelha do livro, elaborado por mim a partir de informações passadas pelo autor, Wilson Marques)

O autor


Wilson Marques nasceu em Caxias (MA). Formou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), passando a atuar como repórter. Paralelamente, enveredou pela fotografia, desenvolvendo uma série de projetos autorais, com destaque para documentação em diversas comunidades quilombolas do seu estado. Sendo a literatura uma paixão de infância, voltou-se para a produção de uma série de livros infantojuvenis, com textos inspirados na rica tradição oral da sua região. Entre os títulos estão Quem tem medo de Ana Jansen?, O tambor do Mestre Zizinho e A lenda do Rei Sebastião e o Touro Encantado em cordel, os dois últimos publicados pela Mercuryo Jovem. Atualmente trabalha como publicitário e dirige a Casa do Autor Maranhense, instituto voltado para a divulgação da arte produzida no estado. 

Para mais detalhes, entre em contato com a Editora Nova Alexandria:
Av. Dom Pedro I, 840 CEP 01552-000 - São Paulo - SP
Nova Alexandria: (11) 2215-6252 | Claridade: (11) 2068-9961