sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Cordel é tema de exposição na Casa de Rui Barbosa

LiteraturaCordel

Divulgação

Está em cartaz no Museu Casa de Rui Barbosa até 1º de fevereiro a exposição "Folhetos de cordel portugueses: coleção Arnaldo Saraiva". Com origem na literatura popular ibérica, mais especificamente lusitana, o cordel brasileiro sempre inspirou manifestações eruditas da cultura brasileira, na literatura, no cinema, nas artes plásticas.
 
A exposição da Fundação Casa de Rui Barbosa, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, apresenta a continuidade secular que liga o folheto de cordel português ao nordestino. A mostra permite observar,  no cordel do Nordeste brasileiro, a manutenção, por períodos de tempo muito vastos, de ciclos temáticos, bem como o compartilhamento, no aspecto plástico dos folhetos, da arte da xilogravura e das artes tipográficas entre Portugal e Brasil – bem como da litografia, da fotogravura, chegando mesmo, nos dois lados do Atlântico, a uma idêntica reprodução de stills de filmes norte-americanos. Isso fica ainda mais claro na exibição de mais de uma centena de folhetos, que cobrem mais de três séculos e meio da literatura de cordel em Portugal.
 
O material exposto pertence ao professor Arnaldo Saraiva, catedrático de Literatura da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, crítico, poeta, tradutor, sócio-correspondente da Academia Brasileira de Letras e um dos maiores conhecedores e divulgadores da cultura brasileira em Portugal e outros países. Saraiva reuniu a mais vasta coleção particular que se conhece de folhetos de cordel portugueses, com exemplares impressos desde primórdios do século XVII até a extinção dessa forma de expressão em Portugal, na segunda metade do século XX, muitos deles exemplares únicos. Sua coleção de folhetos brasileiros, por sua vez, reúne igualmente milhares de exemplares. 
 
A Casa de Rui Barbosa, centro dos estudos de literatura popular oral e impressa – com grande destaque para os folhetos de cordel – dá nova oportunidade a brasileiros e visitantes no país de conhecer a mostra já exibida, com grande sucesso, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, em Portugal, em 2006; no Museu de Arte Popular do Recife, em 2011; e na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, em 2013.
 

Serviço

De 11 de dezembro de 2014 a 1º de fevereiro de 2015
Museu Casa de Rui Barbosa
Horário de funcionamento:
Visitação de terça a sexta-feira,10h às 18h.
Sábados, domingos e feriados, 14h às 18h.
Toda última terça-feira do mês, o Museu fica aberto para visitação das 10h às 20h
(última entrada: 45 minutos antes do fechamento)
Informações: 21 3289 8686
Curadoria:Alexei Bueno
Patrocínio: Fundo Nacional de Cultura/Ministério da Cultura
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Cultura
Com informações da Fundação Casa de Rui Barbosa


Leia mais sobre esse assunto em matéria do jornal O Globo, assinada por Maurício Meireles. 

Nenhum comentário: