sexta-feira, 18 de julho de 2014

Nova Alexandria celebra o Dia do Cordelista



1º de Agosto é o dia que o município paulista de Diadema escolheu para homenagear o poeta cordelista. No dia 2 (sábado), a Editora Nova Alexandria é palco de mais um encontro da poesia popular. Com a presença de autores da coleção Clássicos em Cordel, um dos carros-chefes da editora, o evento culminará com um recital e o lançamento de mais três títulos.


A volta ao mundo em oitenta dias, clássico de Júlio Verne, em releitura de Pedro Monteiro e com ilustrações em xilogravura de Maércio Lopes, é uma das novidades. A história de Fileas Fogg, o milionário excêntrico que se envolve numa aventura mirabolante, já foi levada para o cinema e, no cordel, ganha em ritmo e agilidade, sem fugir ao enredo original.



A releitura muito particular de João Gomes de Sá para a novela fantástica do escritor tcheco Franz Kafka, A metamorfose, com ilustrações de Severino Ramos, dá espaço para o devaneio e o sonho. A história do caixeiro-viajante que, um dia, acorda transformado num monstruoso inseto, tem gerado inúmeras interpretações e permanece como uma das mais inquietantes criações literárias do nosso tempo.




E, para fechar, A roupa nova do rei (ou O encontro de João Grilo com Pedro Malazarte), com texto de Marco Haurélio e ilustrações de Klévisson Viana, é mais um cordel infantojuvenil do selo Volta e Meia. A história reúne dois personagens ladinos dos contos populares que encarnam os alfaiates que enganam o vaidoso rei D. Fernando, para quem prometem a mais bela roupa já feita.






Todo dia é dia de cordel. 

Serviço

O quê?
Cordel na Nova Alexandria (Dia do Cordelista)

Onde?
Editora Nova Alexandria, Rua Engenheiro Sampaio Coelho, 111 (perto do Museu do Ipiranga).

Quando?
Sábado, 2 de agosto, a partir das 16h.

Página do Evento no Facebook

No dia do evento, todos os livros estarão à venda com 50% de desconto.