terça-feira, 22 de setembro de 2015

Jornada Literária do Vale Histórico reúne vários autores em Lorena



Da página do Instituto Uka, no Facebook.


A III Jornada Literária do Vale Histórico traz como tema ONDE NASCEM AS HISTÓRIAS?


A questão tema que propomos nasce da mais célebre pergunta que os leitores costumam fazer para os escritores que encontram: onde buscam inspiração para escrever as histórias que tanto as encantam? Uma pergunta aparentemente inocente, mas que esconde um mistério que sempre acompanha leitores de todo o mundo e que, no fundo, esconde também o mistério da criatividade humana. Ao colocarmos autores convidados em contato com estudantes que leram previamente suas obras, queremos reforçar o mistério que envolve leitores e escritores no próprio sentido da existência.
Além disso, o tema nos impulsiona a pensarmos as questões sempre latentes no trabalho educativo, sobretudo quando se pensa as temáticas indígenas e africanas. Afinal, nossos primeiros habitantes (os indígenas) acolheram povos visitantes (europeus e africanos) e com eles compuseram a linda melodia que é a brasilidade com a qual estamos todos devidamente marcados. Eis o motivo pelo qual priorizamos a presença de autores indígenas e autores que trabalham a temática afro-brasileira e os saberes populares em seus escritos. 

Nossa Jornada Literária será sempre a cerimônia festiva de nossa brasilidade que está muito presente no nosso Vale que foi palco de grandes eventos históricos e de grandes personagens da literatura nacional.

OBJETIVOS

A] Incentivar a leitura literária entre estudantes, educadores e público em geral;

B] Aproximar os autores e escritores de seu público leitor;

C] Criar oportunidade de interação entre os diferentes setores da sociedade que desenvolvem projetos de leitura entre crianças e jovens;

D] Colocar a região do Vale Histórico no circuito de feiras e eventos literários brasileiros;

E] Divulgar a literatura regional entre as crianças e jovens.
METODOLOGIA
Como nas edições anteriores propomos visitas dos convidados às escolas para conversas diretas com os leitores e rodas de conversas na parte da noite abertas para o público adulto em que se discutirão temas importantes para a formação da consciência crítica dos educadores e gestores.

CONVIDADOS

CRISTINO WAPICHANA

Escritor indígena. Autor de livros para crianças, músico e artista plástico.

DANIEL MUNDURUKU
Escritor indígena. Autor de 47 livros para crianças, jovens e educadores.

HELOISA PRIETO
Doutora em literatura francesa (USP), mestra em comunicação (PUC-SP), ela se divide entre escrever, traduzir, coordenar coleções e ministrar oficinas de criação literária para crianças e adolescentes na Universidade do Livro (Unesp). Já publicou mais de 50 livros.

MARCO HAURÉLIO
Poeta Popular, Editor e Folclorista. É autor de dezenas de livros para crianças e jovens sendo sua especialidade o Cordel.

MAURÍCIO NEGRO
Ilustrador, designer gráfico e escritor identificado com temas fantásticos, ancestrais, mitológicos, ambientais, étnicos ou ligados à diversidade cultural e artística brasileiras.

RONI WASIRY
Escritor indígena. Autor de uma dezena de livros para crianças. É professor, poeta e artista plástico. Reside no Amazonas.

ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA
Professor, escritor, contador de histórias e ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bissau. Graduou-se em Letras na UFF (RJ) e fez Pós-Graduação em Literatura Infantil Brasileira na UFRJ. Trabalha na área de literatura Afro-Brasileira e programas de incentivo à leitura, proferindo palestras e dinamizando oficinas. É autor de mais de 90 obras para crianças e jovens.

TIAGO HAKIY
Escritor indígena. Autor de vários livros para crianças. Seu maior foco é a poesia onde tem se destacado e ganhado importantes elogios de crítica e de publico.

VALDECK DE GARANHUNS
Artista polivalente faz de sua arte um instrumento de divulgação da cultura brasileira. Grande conhecedor da cultura popular do Brasil, tem participado de mostras e festivais em todo território brasileiro e no exterior.


Nenhum comentário: