domingo, 6 de dezembro de 2015

Centenário de Ataíde Oliveira


Por José Joaquim Dias Marques

Passa este ano o centenário do falecimento de Ataíde Oliveira (Algoz, Silves, 2/10/1843 - Loulé, 26/10/1915), autor de grande importância enquanto historiador local e coletor de literatura oral.

Na segunda destas áreas, é de referir que Ataíde Oliveira é autor de três obras fundamentais:

1 - As Mouras Encantadas e os Encantamentos no Algarve (1898), o primeiro livro de lendas recolhidas da oralidade alguma vez publicado em Portugal.


2 - Contos Tradicionais do Algarve (1900), 2 volumes, a primeira coleção de contos recolhida no Algarve e uma das mais ricas de todo o Portugal.

3 - Romanceiro e Cancioneiro do Algarve (1905), no qual, além de republicar versões algarvias de romances já dadas à estampa por outros autores (nomeadamente Estácio da Veiga), publica muitas versões recolhidas por si próprio. As suas versões, ao contrário do que fizera Veiga (que retocara imenso os textos e inventara mesmo vários romances), são fiéis ao que os informantes lhe terão dito.
Este livro inclui também muitas canções, quadras soltas e orações tradicionais, constituindo a primeira obra onde se colige o cancioneiro e o oracioneiro algarvio.

A Câmara Municipal de Silves organizou neste final do ano um pequeno conjunto de comemorações, visando lembrar Ataíde Oliveira. No próximo sábado, na Junta de Freguesia de Algoz, às 15h30, o Eng. Luis Guerreiro e eu próprio iremos falar da obra deste ilustre estudioso.