sábado, 20 de janeiro de 2018

Viva São Sebastião!



Esta foto é de 2013, da festa de São Sebastião da Boa Vista, no município de Serra do Ramalho (BA). A imagem do santo, que vem de Bom Jesus da Lapa, transportada numa lancha, com a presença da Marinha, percorre as duas ruas do povoado de Boa Vista. Durante os nove dias que antecedem o 20 de Janeiro, dia em que se festeja São Sebastião, ocorre a novena em louvor ao orago. 

A festa, infelizmente, nos últimos anos, graças à interferência nefasta de políticos oportunistas, vem sendo conspurcada, e o seu sentido original, além do protagonismo da comunidade, têm ficado em segundo plano. Apesar de conservar o nome do santo, sabe Deus até quando, a inserção de shows de bandas de forró de plástico ou coisa pior, tem sido a tônica da "festa". A comunidade, lógico, fica dividida, pois a inserção de tais "atrações" ajuda a aumentar sensivelmente o público, embora, no bojo, traga outros problemas.

Assisti, ainda em 2013, a uma das celebrações na igreja, e, enquanto as mulheres rezavam os benditos, lá fora, carros lá fora, com sons a toda altura, atrapalhavam, o tempo todo, a celebração. Não se tratava mais da luta entre o sagrado e o profano. Mas da espiritualidade contra a imbecilidade. 

É preciso que haja uma reação. Que a comunidade se insurja. Que os mantenedores, devotos como Tonho de Renato, que bravamente ajudam a manter viva a tradição, se valham das setas de São Sebastião, para afastar essa turma de aproveitadores e conspurcadores. Essa gente tem todo o tempo do mundo para demonstrar sua parvoíce. Que o façam em outras oportunidades! 

Deixem as festas tradicionais em paz!

Nenhum comentário: