quinta-feira, 18 de abril de 2019

Cordel altamente recomendável



Uma boa notícia para mundo da Literatura de Cordel: o livro infantil O Encontro da Cidade Criança com o Sertão Menino (Editora do Brasil), lançado em meados de 2018, recebeu da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) o selo Altamente recomendável na categoria Poesia. A informação, em primeira mão, foi dada pelo editor Gil Vieira Sales. É o terceiro prêmio em pouco menos de um ano. O livro já havia recebido o selo Cátedra-Unesco da PUC-Rio e foi selecionado para compor o Catálogo FNLIJ da Feira do Livro Infantil de Bolonha, Itália. Ilustrada por Laerte Silvino, a história dos primos João e José e da vó Sinhana representa um reencontro com o Brasil interiorano, com suas festas tradicionais, costumes e brincadeiras.



Abaixo, três estrofes que abordam algo vivenciado por mim, nos meus anos de formação: a leitura de folhetos clássicos da Literatura de Cordel:

E, à luz fraca da candeia,
Ela lia os seus cordéis:
Histórias de cangaceiros,
Vaqueiros e coronéis
E de princesas amadas
Por cavaleiros fiéis.

Zé viajava nas asas
Do pavão misterioso,
E empunhava uma espada
Junto com João Corajoso,
Sentindo-se personagem
De um mundo maravilhoso.

Sua avó Sinhana era
A guardiã de um tesouro:
Histórias da tradição
Que valem mais do que ouro
E são, na boca do povo,
De valor imorredouro.
Marco Haurélio segundo Laerte Silvino. 

Outro título a receber o Altamente recomendável, desta vez na categoria "Reconto", é Tristão e Isolda em Cordel (SESI-SP Editora). Lançado no final de 2018, o livro também foi selecionado para o Catálogo da Feira do Livro de Bolonha pela FNLIJ.


Postagem atualizada em 2 de junho de 2019.