terça-feira, 3 de setembro de 2019

Conto de fadas em cordel será lançado na Bienal do Rio



Texto: Divulgação

O cordel infantojuvenil A Jornada Heroica de Maria (texto de Marco Haurélio, xilogravuras de Lucélia Borges) será lançado amanhã, no espaço Pela Estrada Afora, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. O livro marca a estreia de Marco Haurélio, que já se aproxima dos 50 livros publicados, na editora Melhoramentos. Escrita em 2005, concebida originalmente como um folheto, a história ganhou novo tratamento e passou por algumas adaptações, adequando-se ao público leitor a que se destina. Ainda assim, mantém o encanto característico de narrativas poéticas que trazem como substrato os contos de tradição popular. Estudioso do folclore brasileiro, coletor de centenas de contos tradicionais, Marco Haurélio, escreveu à guisa de posfácio um texto esclarecedor que lança luzes sobre as origens e os motivos constituintes do conto que ele recria em cordel:
 
O início da jornada. Xilogravura de Lucélia Borges.
"Um dos contos populares mais difundidos, a história do príncipe encantado em pássaro frequenta as páginas de quase todas as antologias de histórias tradicionais, incluindo Verde Prato, do clássico O Conto dos Contos, de Giambattista Basile (1634). Câmara Cascudo, em nota à versão colhida em Sergipe por Sílvio Romero, O Papagaio do Limo Verde, elenca os elementos característicos da história: “a transformação do príncipe depois do banho noturno, a ação das invejosas, a viagem da amada, vestido de bronze, sete pares de sapatos de ferro etc., a hospedagem na casa do Sol, da Lua, do Vento, dos pássaros etc., os presentes mágicos, a moléstia do príncipe, o curativo a troco do objeto raro, reconhecimento, identificação e desfecho”.

No Catálogo Internacional do Conto Popular, a história é classificada como ATU 432 (O Príncipe Pássaro). Outras versões brasileiras: O Papagaio Real (Contos Tradicionais do Brasil, de Câmara Cascudo); O Príncipe Papagaio (Lendas e fábulas do Brasil, de Ruth Guimarães); O Verdelim (narrado por Djanira Feitosa, Contos e Lendas da Terra do Sol, de Marco Haurélio e Wilson Marques) e O Passarinho do Limo Verde (Estórias de Luzia Teresa, de Altimar Pimentel). Em Portugal, encontramos O Príncipe das Palmas Verdes (Contos Populares Portugueses, de Adolfo Coelho); A Paraboinha de Ouro (Contos Populares do Povo Português, de Teófilo Braga) etc. Na Sicília, Giuseppe Pitré recolheu, no terceiro quartel do século XIX, Li Palli Magichi (As Bolas Mágicas)."


A casa do Sol. Xilogravura de Lucélia Borges

Trechos selecionados


Meus versos viajam muito
Em busca de inspiração:
Vão até reinos distantes,
Depois voltam pro sertão,
Trazendo as flores colhidas
No Jardim da Tradição.

Na história que ora conto,
De amor eu quero falar.
Quem caminha nesta senda
Um dia irá encontrar
A essência verdadeira
Que brota do caminhar.

Quem a ler até o fim
Verá a perseverança
Fazer brotar a semente
No canteiro da esperança,
Pois o amor verdadeiro
É mais forte que a vingança.

(...)

Maria fez-se andarilha
Por causa do dissabor,
Arrastou por muitas terras
A mais lancinante dor,
A todo o mundo indagando
Acerca do seu amor.


DADOS DO LIVRO

Título: A JORNADA HEROICA DE MARIA
ISBN: 9788506086438
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 17 x 24
Páginas: 72
Ano de edição: 2019
Edição: 1ª