terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Tesouros de Portugal



O trabalho valoroso de José Joaquim Dias Marques, Paulo Correia, professores e mantenedores do Centro de Estudos Ataíde Oliveira, na Universidade do Algarve, Faro, Portugal, e de uma competente equipe de estudiosos e colaboradores, rendeu dois livros preciosos: uma coletânea de contos tradicionais, todos recolhidos no século XXI, e outra de romances portugueses, estes recolhidos na década de 1980. Os contos são classificados de acordo com o Sistema ATU, mas, também, se enquadram em catálogos que abarcam contos (em sua maior parte ecotipos) não contemplados pela tabela da Escola Finlandesa. A esse respeito escreve Paulo Correia na Introdução ao volume de contos: “embora aceite universalmente pelos especialistas como uma ferramenta imprescindível, o sistema ATU não é perfeito nem tampouco completo, antes sendo um work in progress. O antigo catálogo internacional AT, de 1961, é um instrumento em sintonia com as coleções de contos do norte da Europa e mostra um grande desconhecimento da tradição oral do sul europeu”.

Altamente recomendável a todos aqueles que, de alguma forma, se nutrem das sementes vivificadoras da tradição oral: escritores, professores e contadores de histórias. 

Abaixo, a nota publicada pelo IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, na página desta instituição no Facebook:

“No âmbito do projeto "Editar a Memória", coordenado pela investigadora Teresa Araújo, são editados dois ebooks em acesso aberto de duas obras inéditas.
"Romances Tradicionais do Distrito de Bragança", de J. J. Dias Marques e Ana Sirgado, reúne os poemas recolhidos pelo primeiro autor nos seus trabalhos de campo realizados na década de 80 do século passado. Por outro lado, "O Conto Tradicional Português no Século XXI", de J. J. Dias Marques e Paulo Jorge Correia, contribui para a percepção do estado do género na memória coletiva portuguesa, já que colige versões recolhidas recentemente numa ampla geografia nacional.”

Em seu perfil no Facebook, sob o pseudônimo Carlos Michaellis, o professor José Joaquim Dias Marques traz mais detalhes sobre as obras:

“Estão já on-line e prontos para consultar ou descarregar (ver link no texto abaixo) dois livros eletrónicos (e-books) com duas grandes coleções de textos inéditos recolhidos da TRADIÇÃO ORAL portuguesa:
-- um ROMANCEIRO, com 895 versões de 69 romances diferentes, que recolhi nos concelhos de Bragança e Vinhais na década de 1980;
-- e uma coleção de CONTOS, com 608 versões, documentando 283 contos diferentes, recolhidas a partir de 2003, em vários locais do país (sobretudo nos distritos de Faro e de Beja), por alunos meus da Universidade do Algarve, no âmbito da disciplina de Literatura Oral.
As obras foram proficientemente editadas, com importantes introduções, por ANA SIRGADO e PAULO JORGE CORREIA (Paulo Correia).
Faço votos de que venham a ter muito uso por parte de estudiosos e de todos aqueles que gostam da literatura oral”.

Para termos uma ideia do que foi o trabalho, reproduzo um conto de animais, A raposa e o galo, com classificação e créditos ao afinal.

A RAPOSA E O GALO

Era uma vez uma raposa (as zorras e as raposas são muito espertalhonas) que ia pelo vale a baixo e viu um galo. O galo assim que viu a raposa fugiu logo. Pulou para cima de uma azinheira. O galo era o mais apetitoso e ela diz:
– Olha, não sabias, compadre galo? Agora fizeram uma nova lei.
– Então qual é?
– Agora já podemos andar todos juntos. Já não fazemos mal uns aos outros.
Podes descer cá para baixo que eu já não te faço mal.
– Ah! Nessa não caio eu!
– Não! É a lei, é a lei!
Naquilo, soavam uns cães ladrando. Vinham com a força toda! Diz-lhe o galo:
– Olha, vêm ali uns cães! Se é a lei deixa-te estar!
Assim que a raposa viu os cães, começou a fugir. Diz-lhe assim o galo:
– Olha comadre raposa, mostra-lhe agora a lei! Mostra-lhe a lei!

Informante: Marcelino Leandro Botelho, 70 anos, natural da Amareleja, Moura, Beja, cabeleireiro, 4.ª classe.
Recolha: em Amareleja, Moura, Beja, a 22 de Dezembro de 2005.
Coletor: Nídia Bretoldo (cassete / faixa n.º 5)
Classificação: ATU 62

Para baixar os e-books, clique em: https://ielt.fcsh.unl.pt/books-pdf/