sexta-feira, 22 de julho de 2011

Grata surpresa


Por esta e outras, viva a internet!


Literatura de Cordel no alto do Morro do Bom Jesus da Lapa

Por: Levon Nascimento
Minha filha na banca de Tonho do Livro
Ao subir o caminho sagradoque leva ao cruzeiro no alto do Morro do Bom Jesus da Lapa (BA), na manhã de 19 de julho de 2011, tive a grata satisfação de encontrar lá a banca de Antônio Rufino, o Tonho do Livro, onde me deparei com dezenas de títulos do encantado Cordel sertanejo (nordestino) que alegra e aviva, ainda mais, a cultura popular brasileira.

Capa da "História de Belisfronte,
o Filho do Pescador"
Adquiri vários títulos, a maioria escolhida por minha filha de sete anos de idade e que gosta muito de Cordel. Apreciamos, em especial, a HISTÓRIA DE BELISFRONTE, O FILHO DO PESCADOR, de autoria do baiano de Riacho de Santana (BA), Marco Haurélio, publicado pelaEditora Luzeiro. Aliás, ao ver a logomarca da Luzeiro, lembrei-me de minha infância em Taiobeiras (MG). Não sei se alguém se lembra, mas o Sr. Hermínio Miranda costumava por uma banquinha de livros de Cordel nas feiras do sábado. Eu comprei vários títulos dessa editora na mão dele. Grata memória!

Aqui vão alguns links sobre o que escrevi aí acima:
1. O autor Marco Haurélio;
2. Novamente o autor Marco Haurélio;
3. A Editora Luzeiro.

Nenhum comentário: