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segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Megera Domada volta ao teatro
A Megera Domada em Cordel, de minha autoria, acaba de ganhar uma versão teatral, levada a efeito pela Cia. da Caçamba e pela Faculdade Paulista de Artes. A informação é do amigo, ator e grande agitador cultural Pedro Cosmos.
Dirigida por Ivano Silva de Lima, a peça será encenada nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro.
Local: Teatro Ruth Escobar
Rua dos Ingleses, 209
Entrada franca
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A Megera Domada em cordel baseia-se na peça teatral de William Shakespeare, uma das melhores comédias do grande dramaturgo inglês. Shakespeare encontrou o tema central da peça – a moça irritadiça que espanta todos os pretendentes a sua mão – na tradição oral. O conto popular no qual se baseia a peça circula, com algumas variações, no folclore de vários países.
Na Itália, no século XVII, Giambatista Basile, na obra Pentamerone, publicou o conto Noiva Punida, com a mesma temática. Dois séculos depois, o mesmo motivo foi detectado no conto O Rei Barba de Tordo (König drosselbart, no original alemão dos Irmãos Grimm), no qual o pretendente rejeitado e ridicularizado pela megera se finge de mendigo para desposá-la.
No Brasil, Câmara Cascudo recolheu uma versão sugestiva (O Conde-pastor). A história fala da insuportável princesa Sidônia que, após rejeitar todos os pretendentes nobres, é obrigada a se casar com um humilde pastor. Ela será obrigada a fazer as tarefas mais rudes e se emprega do palácio do Conde Lourenço, que tenta seduzi-la. Após recusá-lo descobre que, atrás das barbas postiças, se escondia o seu pastor. Aprende, a duras penas, o valor da humildade. O cordelista cearense Evaristo Geraldo reaproveitou o tema no romance O Conde Mendigo e a Princesa Orgulhosa.
Em Portugal, a peça de Shakespeare é conhecida como A Fera Amansada.
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