segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Mitos, contos e arquétipos: novo curso na Casa Tombada

 


com Marco Haurélio

Sobre o curso

Marco Haurélio nos convida para uma jornada mitopoética através dos mitos e contos de fadas vivos e persistentes na literatura e no cinema. Serão oito encontros, cada um deles voltado a um tema fundamental (ou fundador) que nos ajudará a compreender melhor os fatores que moldaram o mundo e, consequentemente, a nossa psique.



29/8 – Encontro 1 – As três faces da Deusa

Jovem, esposa e anciã. Presente passado e futuro. O que a Deusa, com seus muitos nomes e títulos, ainda tem a nos dizer?



12/9 – Encontro 2 – O nascimento do herói

A tradição ocidental confere ao herói um papel central em mitos e contos maravilhosos, rivalizando em prestígio com alguns deuses.



26/9 – Encontro 3 – Rei Artur e o mito solar do Salvador

A “história” de Artur, o menino que, tutelado por Merlin, o Mago, reinou sobre os galeses, começou a ser contada muito antes de seu nascimento. Uma análise do mito do herói redentor sob a perspectiva da mitologia comparada é o que propomos nessa jornada.



10/10 – Encontro 4 – Na isbá da Baba-Yaga

Doadora ou punidora, sábia tola, una ou tríplice, Baba-Yaga surge como um enigma indesvendável nos contos eslavos. Seu papel central em centenas de contos a torna a personagem mais intrigante de um ciclo vasto e longevo.



24/10 – Encontro 5 – A esposa perseguida

Crescência, Genoveva, Porcina são alguns nomes da personagem-símbolo da virtude feminina segundo o ethos medieval. Intrigas, queda e redenção, sob o influxo do crescente culto mariano, marcam a história da esposa fiel falsamente acusada de adultério.



7/11 – Encontro 6 – A Donzela na Torre: um motivo persistente nos mitos e contos tradicionais

De Dânae a Creusa, protagonista do romance de cordel O pavão misterioso, quem vem a ser a donzela reclusa na torre por ordem do próprio pai, tentativa sempre frustrada de evitar uma profecia funesta.



21/11 – Encontro 7 – “A igreja do diabo” à luz da literatura e da religião

Com base em contos populares e fragmentos bíblicos, passando por excertos de obras clássicas como A Divina Comédia e Paraíso Perdido, analisaremos o conto “A igreja do diabo”, de Machado de Assis, à luz da ordem hierárquica medieval e da crítica de costumes, tão ao gosto do autor.



5/12 – Encontro 8 – Chapeuzinho Vermelho e a jornada em busca de si mesmo

O périplo de Chapeuzinho Vermelho da casa da mãe à casa da avó, escamoteado nas versões canônicas do conto sob a aparência de um véu admonitório ou moralista,  pode ser interpretado sob vários ângulos; um deles trata do retorno à ancestralidade, simbolizada pela avó. E impõe a pergunta talvez irrespondível: importa mais o destino ou a jornada em si?

 

SUGESTÕES DE LEITURA

 

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlene Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

CALVINO, Ítalo. Fábulas italianas. Tradução de Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Pensamento, 1989.

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 13. ed. São Paulo:

Global, 2004.

COELHO, Adolfo. Contos populares portugueses. Portugal: Compendium, 1996.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas. Paulinas: São Paulo, 2020.

FERREIRA, Jerusa Pires. Armadilhas da memória (conto e poesia popular). Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1991.

FRANZ, Marie-Louise von. A sombra e o mal nos contos de fadas. Tradução de Maria Cristina Penteado Kujawski. São Paulo: Paulinas, 1985.

GIMBUTAS, Marija. The Language of the Goddesses. San Francisco (EUA): Harper & Row, Publishers, 1995.

GRAVES, Robert. The Greek Myths. Nova York: Penguin Books, 1992.

_____________. The White Goddess. Nova York: Farrar, Straus and Giroux, 2013.

HAURÉLIO, Marco. Contos e fábulas do Brasil. Classificação e notas: Paulo Correia. São Paulo: Nova Alexandria, 2011.

_____________. Contos folclóricos brasileiros. Classificação e notas: Paulo Correia. São Paulo: Paulus, 2010.

_____________. Vozes da tradição. Colaboração: Lucélia Borges. Fortaleza: IMEPH, 2018.

KIRK, G. S. The nature of greek myths. EUA: Penguin Books, 1985.

LEEMING, David. Do Olimpo a Camelot. Um Panorama da Mitologia Europeia.Readução de Vera Ribeiro. São Paulo: Zahar, 2004.

MEREGE, Ana Lúcia. Os contos de fada – origem, história e permanência no mundo moderno. São Paulo: Claridade, 2010.

NASCIMENTO, Bráulio do. Estudos sobre o conto popular. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

PROPP, Vladimir. As raízes históricas do conto maravilhoso. 2. ed. Tradução de Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Sobre o professor


Marco Haurélio é escritor, professor e divulgador da literatura de cordel. Tem mais de 40 títulos publicados, a maior parte dedicada a este gênero que conheceu na infância, passada na Ponta da Serra, sertão baiano, onde nasceu. Vários de seus livros foram selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para o Catálogo da Feira do Livro Bolonha. Finalista do Prêmio Jabuti, suas obras receberam distinções como o selo Altamente Recomendável, da FNLIJ, e o selo Seleção Cátedra-UNESCO (PUC-Rio). Em sua bibliografia destacam-se as obras Contos folclóricos brasileirosA lenda do Saci-PererêMeus romances de cordelLá detrás daquela serraO encontro da cidade criança com o sertão meninoTristão e Isolda em CordelA jornada heroica de Maria Contos e fábulas do Brasil. Ministra cursos sobre cordel e contos tradicionais em espaços os mais diversos.


Quando


(segundas-feiras)
das 19h às 21h

Onde 

Online
Todos os cursos online d’A Casa Tombada são realizados em nossa plataforma de estudo digital e podem ser acessados por três meses após o término do curso.
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Investimento

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