sexta-feira, 12 de abril de 2013

Com Deus eu me deito, com Deus me levanto


Na minha meninice, antes de dormir, rezávamos três orações: Santo Antônio pequenino, o Pai-nosso e Com Deus eu me deito... Esta última, com muitas variações, existe em todo o Brasil. Herdamo-la de Portugal. E, falando na Lusitânia, meu amigo, o professor José Joaquim Dias Marques, da Universidade do Algarve, Faro, enviou-me, gentilmente, as versões abaixo reproduzidas:

"Algumas ORAÇÕES PARA DIZER AO DEITAR, recolhidas da TRADIÇÃO ORAL no distrito de Faro.

São extraídas do _corpus_ publicado e estudado na tese de mestrado de Elisabete Andrade Reis, que tive o gosto de orientar, e foi defendida hoje na Universidade do Algarve. 

Estes textos pertencem às recolhas inéditas, feitas por alunos meus, que se encontram à guarda do Centro de Estudos Ataíde Oliveira (Universidade do Algarve).

***
Com Deus me deito,
Com Deus me levanto.
Na graça de Deus
E do Divino Espírito Santo,
E a Nossa Senhora me cubra
Com o seu divino manto.

Informante: Silvina Porfírio da Costa, 83 anos.
Natural do Sítio do Malhão, concelho de Tavira, distrito de Faro.
Recolhido por Elisabete Andrade Reis, 27/1/2003

***
Com Deus me deito,
Com Deus me levanto,
Com a graça de Deus
E do Divino Espírito Santo.
Se eu adormecer, acordai-me,
Se eu morrer, alumiai-me,
Com sete velas acesas,
Três aos pés, quatro à cabeceira
E a Nossa Senhora à dianteira.
Pela Virgem Maria,
Um pai-nosso e uma ave-maria.

Informante: Catarina Lopes Esteves, 78 anos.
Natural de Agro, concelho da Murtosa, distrito de Aveiro.
Mora em Faro.
Recolhido por Paula Santos Almeida, 28/01/2003.

***
Com Deus me deito,
Com Deus me levanto,
Na glória de Deus,
Espírito Santo.
Espírito Santo me dê a guia.
Disse Jesus à Virgem Maria:
“Virgem, adia,
Virgem, adora.
Bendita seja a alma
Que se deita nesta hora.”

Informante: Catarina Rosária, 85 anos.
Natural de Algunha, concelho de Almodôvar, distrito de Beja.
Mora na Várzea da Mão, concelho de Loulé, distrito de Faro.
Recolhido por Elisabete Andrade Reis, 21/12/2002

***
Já se toca a hora
E a Virgem adora.
Eu vou-me deitar.
Dois anjos vão estar,
Dois aos pés,
Dois à cabeceira,
Virgem Nossa Senhora
Na minha dianteira.
Benzeu-se a Virgem,
Benzi-me eu,
Bendita seja a hora
Em que Deus nasceu.

Informante: Zenóbia da Conceição, 84 anos.
Natural de Castro Marim, concelho de Castro Marim, distrito de Faro
Mora em Olhão.
Recolhido por Cláudia Cabrita dos Santos, 28/12/2004.

***
Nesta cama me vou deitar
Para o meu corpo descansar.
Se a morte me vier buscar
E eu não lhe possa falar,
Entrego-me ao Santíssimo Sacramento
E à relíquia que está dentro.

Augusta Batalha, 44 anos.
Natural de Évora.
Mora em Faro
Recolha de Daniel Batalha da Costa, 28/01/2004.

***
Ave-maria,
Com Deus na Cruz.
Custódia divina,
Salvai-nos, Jesus!

Informante: Cândida da Conceição Porfírio, 94 anos.
Natural do Sítio do Malhão, concelho de Tavira, distrito de Faro.
Recolha de Elisabete Andrade Reis, 27/01/2003."

========================================================

A versão que aprendi é a seguinte:

Com Deus eu me deito,
Com Deus me levanto;
Nossa Senhora do pranto,
Me cobre com vosso manto.

Essa casa tem quatro cantos,
Quatro anjos me acompanham.

Santo Antônio diz a missa,
São Pedro benze o altar.
Nossa Senhora benze a minha cama,
Pois nela vou me deitar.


Josete Diniz, professora de Angical, oeste da Bahia, enviou-nos esta versão:

Com Deus eu me deito,
com Deus eu me levanto.
Com as graças de Deus
e do Espírito Santo.
Amém!

Stelio Torquato Lima, cordelista e professor da Universidade Federal do Ceará, divulgou a versão que aprendeu do pai:

São Bento e água benta,
Jesus Cristo no altar,
O mal que [es]tiver aqui
Se arrede pra nós passar.

Paula Laranjeira, já conhecida nossa, contribui com esta variante:

Com Deus eu me deito,
Com Deus me levanto,
Com a graça de Deus
E do divino Espírito santo.

Se eu dormir, vós me acordais,
Se eu morrer, vós me alumiais,
Com três velinhas bentas
O senhor me abençoai.

Em nome do Pai
E do Espírito Santo

Josenir Lacerda, cearense, cordelista de mão cheia, também contribui com mais um exemplo:

Com Deus eu me deito,
Com Deus eu me levanto.
Nossa Senhora me cubra
Com o vosso divino manto.

Em Superstição no Brasil (p. 418), Câmara Cascudo, generosamente, apresenta o que ele chama de "uma nota de ternura infantil", aprendida em 1905, quando contava sete anos de idade:

Com Deus me deito, 
com Deus me levanto!
Com a graça de Deus 
e do Espírito Santo.
Senhora, cobri-me 
com o vosso manto.
Qu'eu bem coberto for,
Não tenha medo nem pavor
Do mal pior que for!
Senhor, deitar-me quero!
Se dormir, acordai-me!
Se morrer, alumiai-me
Com as três velinhas bentas
Da Santíssima Trindade!
Em nome do Padre, do Filho, 
do Espírito Santo! Amém!




Clique na imagem para adquirir O Sonho de Lampião, novo livro do autor. 



116 comentários:

J. J. disse...

Ainda te lembras do "Santo Antônio pequenino"? Será talvez uma versão daquilo a que em Portugal se chama o "Pai-nosso / padre-nosso pequenino". Aqui fica uma versão (inédita, recolhida por uma aluna minha) para veres do que estou a falar:

Pai-nosso pequenino
Tem a chave do Deus Menino.
Quem a deu? Quem a daria?
S. Pedro, Santa Maria.
Cruz em monte,
Cruz em fonte,
Meu pecado não me encontre,
Nem de dia nem de noite,
Nem às horas do meio-dia.
Já os galos pretos cantam,
Já os anjinhos se levantam,
Já o Senhor subia à cruz,
Para sempre, ámen, Jesus.

disse...

Lindas orações.
Não precisamos de poesia para Deus e Nossa Senhora, mas se puder, porque não faze-lo para maior gratidão e amor?

Bjss

marcohaurelio disse...

Oi, Renata. É fato, no interior, a existência dessa poesia sem dono, que é de ninguém e de todos. Quando abraça a fé, então, ela, de singela, faz-se sublime.

Venha mais vezes!

Bjs.

* disse...

Desde pequena rezo esssas oraçoes que me ensinaram meus pais


Quatro canto tem a casa
SAnto Antonio disse a missa
Um divino Espirito Santo
benzeu o altar , benzeu a minha cama
que nela vou me deitar

Com as graças de Deus eu me deito
com as graças de Deus eu me levanto
com meu Divino Espirto Santo

Com tres velas , com tres filhos bentos
da Santissima Martinidade
Pai me acompanhe , filho me dê luz
VAlei SAntissima meu coraçao de Jesus ,
Amém .




****
Pai nosso pequenino
Deus me leve em bom caminho
nossa Senhora minha madrinha
nosso Senhor meu padinho

Sete anjos me acompanhe
Sete vela me ilumia
para o cao nao me atentar ,
nem de noite , nem de dia
nem no pino do meio dia
nem na hora de me deitar

Amém .


beijos no coraçao !
nem de noite , nem de dia

Unknown disse...

Oro com meus filhos todas as noites assim. Pai nosso pequenino ,Deus me leve em um bom caminho , Nossa Senhora minha madrinha e nosso Senhor meu padrinho . Quem me fez a cruz na testa demônio não me pesca , nem de dia ,nem de noite , nem no ponto do meio dia . Com Deus na frente , Pai na guia . Deus recomenda a Virgem Maria que anda em minha companhia hoje , neste dia e para sempre . Amem.

TheLangLover disse...

Minha avó Francisca Eleutéria, falecida ontem (29/01/15) aos 92 anos, ensinou-me certa vez uma versão desta oração. porém, devido à idade, ela já não lembrava exatamente. Nunca havia imaginado que podia ter origem portuguesa, até porque tenho ascendência italiana (meu sobrenome é Nazário). Minha vó nasceu e cresceu em Cabo Verde, uma cidadezinha bem rural do sul de Minas Gerais. Aprendi as orações da forma como ela as rezava, no português mais caipira e infiel à norma padrão (mas de uma forma poética incrível). Posto-lhes aqui uma versão mais correta conforme for possível:

"Com Deus me deito
Com Deus me levanto
Na graça de Deus
E do Divino Espírito Santo.
Cobri-nos Senhora
Com vosso Divino Manto
Se bem coberto eu for
Não terei medo, nem pavor,
Nem coisa que má for
São Bento disse à missa:
'Nosso Senhor benzeu o altar'
Assim ele benze esta cama
Na qual eu venho me deitar
Três Marias nela se acham
Que me queiram acompanhar
Levantei meus olhos ao céu
Avistei a Virgem Senhora
Imaculada, Imortal
Sete Velas me alumiam
Sete Anjos me acompanham
Três aos pés, quatro à cabeceira
E Jesus Cristo na dianteira
Quando a morte me vier buscar
E a minha voz não puder falar
O meu coração dirá três vezes
'Jesus, Jesus, Jesus,
Salvai minh'alma'. Amém"

A forma como ela rezava era ainda mais especial. Há algumas lacunas das quais ela mesmo dizia que não se lembrava. Há uma outra oração, a do Pai-Nosso Pequenino (cujos versos são paralelos a esta outra):

"Pai Nosso Pequenino
Deus nos leve em bom caminho
Jesus Cristo é meu padrinho
Santa Maria é minha madrinha
Sete Anjos me acompanham
Sete Velas me alumiam
Que o Demônio não me tente
Nem de dia, nem à noite
Nem na hora da minha morte. Amém"

Eu chego a me emocionar ao me lembrar de como ela rezava essas orações, do seu jeito simples, rústico e cheio de fé e R's retroflexos, o qual inclusive, parece ornar muito mais do que a versão "corretinha":
'São Bento disse à missa
Nosso sinhô benzeu o artá,
Assim ele benze esta cama
Que nela eu me venho deitá'.

Quis compartilhar isso até como forma de preservar a memória de minha avó. A herança que ela nos deixou não tem preço: é a fé!

Dedicado à minha querida avó
Francisca Eleutéria Martins da Cruz Nazário

Unknown disse...

gostei muito me lembro quando era criança que minha vovó rezava comigo legal fiquei muito feliz de relembrar .
abraços..

Unknown disse...

Com Deus eu me deito
Com Deus eu me levanto
A nossa senhora
Cubra nós com o seu divino manto
Se for coberto com ele
Não terei medo nem pavor
Nem coisa deste mundo
Nem do outro que for
Lenta calma sobre a terra
Desce a noite foge a luz
Quero agora despedir-me
Boa noite meu Jesus.

philmarie disse...

Obrigado por ter postado isso, é lindo, fiquei emocionado.

Unknown disse...

Gostei muito do seu artigo Marco Haurelio lembrei minha infância.

Unknown disse...

Muito bom seu artigo, parabéns lembrei minha infância

Zizi Silveira disse...

Com Deus eu me deito,
Com Deus eu me levanto,
Com as graças de Deus,
E do Divino Espirito Santo.

Se eu dormir,
Jesus me acordará,
Se eu morrer,
Jesus me iluminará,
Com as três tochas,
Da Santíssima Trindade, amém

Mênfis disse...

Há muito tempo procuro saber de onde minha maezinha (já falecida) tirou uma oração parecida com essas. Eu era muito pequena e algumas palavras não conseguia decifrar.
Gostei demais dessa postagem, pois me permitiu emendar e descobrir as falas.

Unknown disse...

Com Deus me deito
Com Deus me Levanto
Com a Graça de Deus e o Espírito Santo
Eu me dei e me levanto
Com Deus a minha frente
Com Deus ao meu lado
Todo Mal que cairá em mim
Ou estiver no meu corpo
Será retirado
Amém Jesus.

Esta oração me foi ensinado ainda bem pequenino pela minha bisavó.

Fábio disse...

Ola boa noite. Seu aprendizado é muito semelhante ao meu. Tenho 39 anos e esse ano de 2016 minha vó Carmosa, que tem 89 me ensinou a reza que ela aprendeu de seus
pais quando morava no interior do Piauí.




⚓️

Se benze.

Com Deus eu me deito, com Deus eu me Levanto, pela graca de Deus, do divino Espírito Santo.

O Virgem do pranto, cobrir-me com vosso manto, eu com ele sou coberto, não tenho medo e nem pavor, senhor do Miquelme, minha alma eu vos entrego, quando eu morrer, alumias com três velas acesas da santíssima trindade.

Santo Antônio disse missa, São Pedro benzeu o altar, Jesus Cristo Benze minha cama quando eu vou me deitar.

Se benze e agradece - Meu Jesus me dá uma boa noite para mim e toda minha família.

Se benze e vai durmir.


Ao acordar, sentar na cama e se benzer.

O sino toca, os anjos adoram, salvai meu corpo que sai pela porta afora.

Meus pés na terra, meu corpo em guia, acompanhado de Deus e da Virgem Maria.

Se benzer.



Quando for sair para algum lugar:

Os sinos tocam, os anjos adoram, levai-me nossa senhora por este caminho afora.

Se benze e vai embora.





Ótimo poder compartilhar isso aqui. Obrigado, Fábio.


Unknown disse...

Aprendi assim

Com Deus me deito
Com Deus me levanto
Com a graça de Deus e do Divino Espirito Santo.
Nossa Senhora cobri com o vosso divino
Se viver guiai-me
Se dormir guardai-me
Se morrer alumiai-me
Com as três velinhas bentas
Que a vós alumiou
As três pessoas da Santissima Trindade
Pai, filho, Espírito Santo.
Amém

Unknown disse...

Minha mãe me ensinou assim: "Com Deus eu me deito / Com Deus eu me levanto / Com os poderes de Deus e do Divino Espirito Santo/ Cobrir-me com Vosso manto / Se bem coberto for / Nao terei medo nem pavor / Nem das coisas que mal for / Meu Jesus, Maria e José / Estejam sempre comigo / São Pedro disse a missa / Nossa Senhora benze o altar / Jesus me benze a cama na hora de me deitar.

kyka disse...

Já eu aprendi desde pequenina da seguinte forma:

Com Deus me deito, com Deus me levanto, com as graças de Deus e do Divino Espírito Santo. Valei-me,Virgem Nossa Senhora do Pranto, me cubra com vosso manto. Se eu com ele coberto for não terei medo e nem pavor,de nada mal nascido, nem que estar para nascer. Jesus Cristo disse missa, São Pedro benzeu o altar,assim benza a minha caa quando eu for me deitar. Santo Antônio Pequenino, sete anjos vão comigo, sete candeias arderdo, sete livros lendo. Nosso Senhor é meu padrinho, Nossa Senhora minha madrinha, livrai-me da cruz e fonte onde o demônio não me encontre. Nem de noite e nem de dia, nenhum no pingo do meio dia, nem na hora de mimha morte. Amém!

Unknown disse...

Eu aprendi com minha mãe de outra forma:

Com Deus eu me deito
Com Deus eu me levanto
Com a Divina graça do Espírito Santo
Senhora cobri-me com o vosso manto
Se com ele me cobrir
Não terei medo, nem pavor
Nem daquele que mau for
Jesus Cristo Salvador
Minha alma salvais, Senhor
Quatro cantos tem na casa
Quatro anjos me acompanham
O anjo da guarda me defenda
Jesus Cristo me valha
Na hóstia da missa
Salve me alma para sempre
Amém

Unknown disse...

Minha avó era de Iguape e tem algumas diferencas nos dizeres.
Com Deus me deito
Com Deus me levanto
Com a graça de Deus e
Do Divino Espírito Santo
Minha Virgem Senhora dos prantos
Me cobrir com vosso manto
Nao tenho medo nem tremor
Confio no vosso amor
Meu Jesus Cristo
Te entrego a minha alma
Se eu dormir me acordai
Se eu morrer me acompanhai
Com as 3 velas acessas
Da divina Santissima Trindade
Amem Jesus

Unknown disse...

Nossa que bom saber a origem dessa oração que a minha mãe me ensinou qua do eu era pequenina, ela é lá do interior da Bahia e seus pais também. A oração tem o início bem parecido mais depois encurta:
Com Deus eu me deito
Com Deus eu me levanto
Com a graça de Deus
E do Divino Espirito Santo
Cobri me Senhora com as três velas bentas
Da purissima conceição
Da salvação
Da minha alma
Amém!

Elza Patez disse...

São Pedro diz a missa, nossa senhora benze o altar, nossa senhora benze a minha cama até a hora de eu ir me deitar,assim c Deus me deito, c Deus me levanto! Se eu dormir o senhor me acordar! Se eu esquecer o Sr. Me lembrará e se eu morrer o Sr. Me iluminará com as 11 mil candeias q são das 11 mil virgens.O manto q eu for coberto, não serei descoberto, e não terei medo e nem pavor de nada! Se a morte me procurar e eu não puder dizer pela boca, direi três vezes ao coração;Jesus salva minha alma, Jesus salva minha alma! Jesus salva minha alma! Amém!!

Unknown disse...

Oi, não sabia que essa oração vinha de portugal. Achei que era coisa do interior de Minas. Foi legal encontrar esse post.
Minha Mãe sempre orava com a gente quando pequeninos assim:
Com Deus eu me deito
Com Deus me levanto
Na graça de Deus e do Espírito Santo.
Me deito nessa cama muito bem acompanhado,
Jesus Cristo à direita e Nossa Senhora do lado.
Graças à Deus ja me deitei
Sete anjos encontrei,
Três nos pés e quatro na cabeceira
Jesus Cristo à dianteira.
Rosa divina
Cravo de amor
Salvai minha alma
Que eu sou pecador.

Unknown disse...

Que bacana saber que essa oração veio de portugal, achei que era do interior de minas. Lembro me de que, minha Mãe, sempre orava com a gente antes de dormir.
Dessa forma:
Com Deus eu me deito, com Deus me levanto. Na graça de Deus e do Espírito Santo.
Me deito nessa cama muito bem acompanhado, Jesus Cristo à direita e Nossa Senhora do lado.
Graças à Deus já me deitei,
Sete Anjos encontrei,
Tres nos pés e quatro na cabeceira,
Jesus Cristo à dianteira,
Rosa Divina
Cravo de Amor
Salvai minha Alma,
Que eu sou pecador.

Unknown disse...

Eu aprendi assim com minha mãe desde criança e até hoje estou com 63 anos ainda rezo.
Com Deus me deito com Deus me levanto com a graça de Deus é do Divino Espírito Santo.
Nossa Senhora me cubra com seu Divino Manto se bem coberto eu for que nada né afoguei. Se dormir acordai-me se morrer iluminai-me com as três velas da Santíssima Trindade Pai Filho é Espírito Santo amém.

Unknown disse...

Eu aprendi assim com minha mãe desde criança é até hoje com 63 anos ainda rezo.
Com Deus me deito com Deus me levanto com a graça de Deus e do Divino Espírito Santo. Nossa Senhora me cubra com seu divino manto se dormir acordai-me se morrer iluminai-me com as três velas da Santíssima Trindade Pai Filho é Espírito Santo amém.

Unknown disse...

Com Deus me deito com Jesus Cristo me levando nas gracas de Deus ee d divino espírito santo nossa senhora que venha me arrumir livrai me das penas e daí me sono pra dormir amém.

Sacana disse...

Aprendi com meu pai assim:

"Com Deus eu me deito / Com Deus eu me levanto
Com a graça de Deus e do Divino Espírito Santo
Os anjos cantam / Jesus adora
Com a graça de Deus eu vou... (dormir, levantar, trabalhar) agora."

E ontem, minha tia-avó me ensinou outra, que se parece mais com as postadas aqui:
"Com Deus eu me deito / Com Deus eu me levanto
Com a graça de Deus e do Divino Espírito Santo
Santo Antônio disse a missa / Jesus benzeu o altar
Abençoem-me agora que eu vou (deitar, viajar, levantar...)"


Amei as postagens/contribuições. Obrigada!!!

andreiasarapui@gmail.com disse...

Minha vózinha falecida em 2006, nascida em Minas também me ensinou a uma versão do jeitinho dela...

Com Deus me deito, com Deus me levanto, com as graças de Deus divino Espírito Santo, dormir me acordar, morrer me iluminar,com as três candeias da santíssima trindade, três aos pés, quatro as cabeceiras, Jesus meu guia, Jesus adianteira, o pecado que tenho feito e que pequei mortalmente nunca disse meu confessor, Jesus, Jesus, Jesus, Maria e José, minha alma a de salvar.

Obrigada vó Flausina Ramos da Silva, descanse em paz �� Amém

Unknown disse...

Eu também era pequeno e troquei ate hj algumas palavras

Unknown disse...

Acorei lindas orações

Unknown disse...

Vou ensinar a vcs o Pai nosso pequenino que meu Pai me ensinou:

Pai nosso pequenino que me leva em bom caminho, 07 Anjos me acompanham 07 livros de rezar, Jesus Cristo é meu Padrinho que me fez a Cruz na testa para que o Demônio não me atenta nem de dia, nem de noite nem no pim de meio dia nem na hora da minha morte Amém!

Unknown disse...

Estava lembrando de quando criança, meu pai fazia questão de ao deitar fazer essa oração....falecido a mais de 25 anos... lembrei-me dele. Hoje aos 56 anos, senti a vontade de resgatar essa oração ao deitar e levantar como fazia quando criança... obrigado a todos por compartilhar!!!!

Vaniae disse...

Minha vó rezava todas as noites, mas, na versão dela,que não me lembro completa mais, ela dizia: Com Deus eu me deito, com Deus eu me levanto, coma as gracgs de Deus e do Divino Espírito Santo. Crente ---- (não me lembro desse trecho) Minha alma vem doente porque pequei mortalmente, quando minha língua estiver morta meu coração dirá Deus na frente o pai me guia assim como Jesus é filho da Vrgem Maria, que me chame em boa companhia. Se alguém souber essa versão completa, por favor pulique e me envia. Ficarei muito agradecida. Obrigada !!

Unknown disse...

Com Deus me deito,
Com Deus me levanto,
Com a graça de Deus
E do divino Espírito Santo.
Me deito com Nossa Senhora,
Me levanto com Jesus,
Com a graça de Deus
E da divina luz.

De Maria Antônia Santos de Lacerda nascida no Piauí no ano de 1900. Falecida em Dezembro de 1998 com 98 anos.
Recolhido por seu bisneto Renê Lacerda dos Santos 40 anos Rio de Janeiro.

Unknown disse...

Aprendi a rezar com minha mãe o seguinte:
Com Deus eu me deito
Com Deus eu me Levanto
Com a graça de Deus Divino Espírito Santo
Minha mãe na guia, meu pai na frente eu quero dormir com a Virgem Maria. Amém

Unknown disse...

Simplesmente,amei todos estes versos/orações.

Unknown disse...

Silvania 24 de Fevereiro. Minha mãe me ensinou quando criança ainda:com Deus eu me deito,com Deus eu me levanto,com a graça de Deus e do espirito santo ,se eu com ele for coberto não terei medo nem pavor é nem de coisa de terror e nem da daquilo que mal for quando e u vejo deitar mas não vejo levantar se a morte vir me chamar Jesus cristo por mim respondera Valei-me Jesus socorrei-me jesus jesus seja a minha alma e três candeia a me alumiar Santo antonio Jesus cristo bense o altar nossa senhora bens e a minha cama que nela vou me deitar

Francisca disse...

Minha mãe ensinou assim:
Com Deus me deito com Deus me levanto/ com a graça de Deus e do Divino Espírito Santo/ Nós todos vamos deitar/ permita Ele/eu durmo e acordo em Sua graca/ dai-me Sua bênção/ guardai nossa alma/nosso corpo não será sangue/ nem nosso sangue derramado/ ao lembrar de nossa alma Meu Jesus crucificado/ Meu Jesus crucificado que por nós morreu na cruz/nos deu céu e a glória para sempre Amém Jesus.

Anônimo disse...

Adorei todas as orações a minha é assim. Com Deus eu me deito Com Deus eu me levanto,nossa senhora me cobris com vosso poderoso manto .Se bem coberto eu for Não terei medo nem pavor. Se eu dormir acordai-me se eu morrer alumiai-me com as três velas distintas nas pessoas do pai e do filho e do Espírito Santo. Amém

Unknown disse...

MINHA MÃE REZAVA ASSIM:COM DEUS ME DEITO,COM DEUS ME LEVANTO,COM A GRAÇA DE DEUS E DO ESPIRITO SANTO.
ELA CONTINUAVA ASSIM:NA PORTA DA RUA NOSSO SENHOR ....NA PRRTA DO MEIO NOSSO SENHOR ....NA CAMA COMIGO NOSSO SENHOR CRUCIFICADO.
AMÉM.
SE ALGUÉM SOUBER COMPLETO,POR FAVOR MANDE PRA MIM..👍🏼😘😘😘

Unknown disse...

SE ALGUÉM SOUBER ,POR FAVOR MANDE PRA MIM...

Louise disse...

Minha falecida vózinha me ensinou assim:
Com Deus me deitado, com Deus me levanto
Com as graças de Deus, divino espírito santo
Com vos me cubra, com o vosso manto. Se eu com ele for coberto não terei medo e nem pavor
As coisas que são me a força São Belo não me disse, que eu deitasse e dormisse descansada
com 3 anjos nos pés,
4 na cabeceira,
Com a virgem maria na dianteira.
Amém!!

Maria Araújo disse...

A paz e o amor de Maria amém

Maria Araújo disse...

Amém

Ágata disse...

Minha mãe me ensinou assim:

Com Deus eu me deito, com Deus eu me levanto, com a graça de Deus e do Divino Espírito Santo. São Pedro põe a mesa, Jesus Cristo no altar, abençoai a minha cama que eu quero me deitar. Na porta da rua Jesus na coluna, na porta do meio Jesus coroado, no lugar onde me deito Jesus crucificado. Quem é a maior luz? É Jesus. Quem é a maior guia? É Maria.

Unknown disse...

Bom dia!!!
Fiquei extremamente feliz ao encontrar o Cordel Atemporal. Tenho 63 anos e hoje dia 18 de junho pela manhã, mais ou menos 5h40, encaminhando um e-mail para minha filha Lilian, estava comentando exatamente da oração que meu pai sempre fazia. Ele faleceu aos 84 anos (06/07/2008 e a oração era assim, ou melhor, me recordo assim: * Com Deus me deito, com Deus me levanto, com as bençãos de Deus e da Virgem Maria*.
Foi muito bom ter me recordado dele falando dessa oração para mim há tanto tempo atrás e hoje eu lembrar, escrever a oração da forma como me recordava e passar para a minha filha Lilian, que adora conversar com os mais velhos, ouvir as estórias que eles têm para contar. Gratificante! Deus seja louvado!

Unknown disse...

Aprendi com minha mãe Francisca desde criança, no sertão do Piauí, ensinei meu filho Pedro Henrique de 6 anos e agora ele me chama todas as noites para rezar com ele, da seguinte forma;

Nessa cama vou me deitar
Para dormir e ressonar
Se a morte vir me buscar
E eu por Jesus não poder chamar
Jesus chamai por mim três vezes
Meu Jesus valei-me, meu socorrei-me
Meu Jesus salvai minha alma
Minha alma não temes
Meu corpo não padece
Pai nosso, ave Maria
Me guardai por essa noite
Amanhã e todo dia

Em nome do pai, do filho e do espirito santo.
Amém.

Unknown disse...

Me ajude a lembrar está oração por favor!Minha mãe rezava,eu gostaria muito de conseguir di jeito que ela rezava,só lembro um pedaço. Com Deus me deito com Deus me levanto com a graça de Deus e do divino Espírito Santo,nossa senhora cubriimi com vosso manto....

Unknown disse...

Essa eu aprendi no Terreiro que frequento.
"Casa de Caridade Velha Chica Baiana e Santa Bárbara Guerreira"
"Pai nosso pequenino é o rei da nossa guia.
Sete anjos me acompanha, sete estrelas me ilumina."
Aprendi que se Reza três vez e encerra com o sinal da cruz.

Unknown disse...

Que linda postagem! Minha mãe rezava quando eu era criança ao dormir e hoje rezo com meu filho, e disse a ele "reze para seu filho quando tiver, não deixe a corrente de quebrar" aprendi de um jeito simples, mas com amor

"Pai nosso pequeninho,
leva eu em bom caminho,
Nossa Senhora minha madrinha,
Nosso Senhor meu padrinho
Sete vela me ilumina
Sete sino me replica
Coisa ruim não me atenta
Nem dia, nem a noite
Nem na hora da nossa morte,
Amem

Haila Carvalho disse...

Eu aprendi com minha avó assim

Com Deus me deito
Com Deus me levanto
Na graça de Deus e o divino Espírito Santo
Nossa Senhora me cubra com vosso divino manto, se eu bem coberto for não terei medo e nem Pavor.
São Pedro disse à missa
Jesus benza esse altar
Nossa benza essa cama em que vou me deita
Cruz de Cristo aqui
Espírito mal sai daqui
Senhor se eu dormir acordai-me
Se eu morrer velai-me
Pela vossa cinco chagas das promessas de Cristo
Amém

Kykaprof disse...

Tenho 41 anos, meus pais nos ensinavam muitas orações que são relíquias para nós.
Meu vovô materno era ministro da Eucaritia. Ele aprendeu muitas orações com sua mãe, que transmitiu para seus filhos e minha rainha nos ensinou.

Durante minha infância aprendi da seguinte forma:

Com deus eu me deito, com Deus eu me levanto, com a graça de Deus e o Divino Espírito Santo. Valei-me, Virgem Senhora do Pranto, me cubra com vosso manto. Se eu com ele coberto for, não terei medo e nem pavor. Nada de mal nascido, nem que estar para nascer. Jesus Cristo disse missa, São Pedro benzeu o altar, assim benzas a minha cama quando for me deitar. Santo Antônio pequenino, sete anjos vão comigo, sete cadeias ardendo, sete livros lendo. Nosso Senhor é meu padrinho, Nossa Senhora a minha madrinha. Livraí-me da cruz, da fonte, onde o demônio não me encontre. Nem de noite, nem de dia, nem no pingo do meio dia, nem na hora de minha minha morte. Amém.

Meu filho hoje tem 14 anos, ele aos 4 anos de idade começou a aprende várias orações antigas.

Rosemere André disse...

Eu só lembro dessa parte que ouvi de alguém na catequese ou talvez de minha vo..."se eu dormir, me acordai, se eu morrer, me acompanhai. Dai a mim o Reino do céu!"

Rosemere André disse...

Eu só lembro dessa parte que ouvi de alguém na catequese ou talvez de minha vo..."se eu dormir, me acordai, se eu morrer, me acompanhai. Dai a mim o Reino do céu!"

Elsa disse...

A minha mãe rezava assim....

Com Deus me deito
Com Deus me levanto
Com amor e graça do Divino Espírito Santo
Senhora Virgem Maria
Cobrei- me com o vosso manto
Se bem coberta eu fôr
Não tenho medo nem temor
Nem das coisas que lá fôr
Toco nas horas
Os anjos as tocam
À Virgem rezo
A Cristo adoro
Bendita sejam as almas que se deitam nesta hora
Nesta cama estou deitada
Muito bem acompanhada
Com os anjos à cabiceira
Nossa Senhora à larga
Persignada seja a Virgem
Persignada seja eu
Bendita sejam as horas
Em que Jesus Cristo nasceu
São Berta a mim me disse
Que dormisse e repousasse
Que nenhum pavor tomasse
Nem na onda
Nem na sombra
Nem nenhuma cara má
Quatro cantos tem a casa
Quatro anjos à guarda
São Lucas e São Mateus
São Marcos e Senhor Deus
Assim seja eu guardada
Nesta noite e neste dia
Assim como Jesus foi guardado
Nos braços da Virgem Maria

Elsa Perestrelo
Funchal - Madeira




Elsa disse...

A minha mãe rezava assim....

Com Deus me deito
Com Deus me levanto
Com amor e graça do Divino Espírito Santo
Senhora Virgem Maria
Cobrei- me com o vosso manto
Se bem coberta eu fôr
Não tenho medo nem temor
Nem das coisas que lá fôr
Toco nas horas
Os anjos as tocam
À Virgem rezo
A Cristo adoro
Bendita sejam as almas que se deitam nesta hora
Nesta cama estou deitada
Muito bem acompanhada
Com os anjos à cabiceira
Nossa Senhora à larga
Persignada seja a Virgem
Persignada seja eu
Bendita sejam as horas
Em que Jesus Cristo nasceu
São Berta a mim me disse
Que dormisse e repousasse
Que nenhum pavor tomasse
Nem na onda
Nem na sombra
Nem nenhuma cara má
Quatro cantos tem a casa
Quatro anjos à guarda
São Lucas e São Mateus
São Marcos e Senhor Deus
Assim seja eu guardada
Nesta noite e neste dia
Assim como Jesus foi guardado
Nos braços da Virgem Maria

Elsa Perestrelo
Funchal - Madeira




Welington disse...

Minha mãe Ana Rebouças de Souza 89 anos ,que nos deixou esse mês
ensinou assim: com deus eu me deito com deus me levanto com a graça de Deus e do divino espírito santo ouvi minha senhora cobrir com vosso manto meu Deus dormir eu quero minha alma vos entrego não permitais senhor que eu morra triste com as mesmas palavras que a sem hora disse,se eu dormir vos acordaime se eu morrer alumiaime com as três pessoas da santíssima trindade que são pai filho e espírito santo amém.

Welington disse...

Minha mãe Ana Rebouças de Souza 89 anos ,que nos deixou esse mês
ensinou assim: com deus eu me deito com deus me levanto com a graça de Deus e do divino espírito santo ouvi minha senhora cobrir com vosso manto meu Deus dormir eu quero minha alma vos entrego não permitais senhor que eu morra triste com as mesmas palavras que a sem hora disse,se eu dormir vos acordaime se eu morrer alumiaime com as três pessoas da santíssima trindade que são pai filho e espírito santo amém.

Unknown disse...

A que rezo todas é está aqui:
Com Deus me deito, com Deus me levanto, com as graças de Deus e a do divino espírito santo. Cobri-me Senhor com o vosso manto, se eu bem coberta for não terei medo nem pavor, seja o mal que for. O padre diz na missa:- Jesus Cristo benze o altar, benzei meu corpo que agora vou me deitar. Chagas abertas, coração feriado, sangue de nosso senhor Jesus Cristo derramai sobre todos os perigos. Jesus, Jesus, Jesus, onde está Jesus não pode haver perigo algum. Jesus Cristo nasceu em Belém, foi batizado em Jerusalém, o mal que vier contra mim transformarar todo em bem. Amém!

Unknown disse...

Rezo está também:
Jesus Cristo custódio agora vou me deitar, com sete anjos: três nos pés e quatro na cabeceira, Jesus Cristo na dianteira. Se eu dormir me acordai, se eu morrer me iluminai, com as três pessoas da santíssima trindade. Em nome do pai,do filho e do espírito santo. Amém.

Welington disse...

Minha mãe ensinou assim,. com deus eu me deito com deus me levanto na graça de Deus e do divino espírito santo ouvi minha senhora cobrir com vosso manto meu Deus dormir eu quero minha alma vos entrego não permitais senhor que eu morra triste com as mesmas palavras que a sem hora disse se eu dormir vos acordaime se eu cair me levantaime se eu morrer alumiaime com as três luz que alumiaime com as três pessoas da santíssima trindade que são pai filho e espírito santo amém.

"Solteira sim, Sozinha Nunca!" disse...

Minha falecida mãe me ensinou: São Francisco disse missa
Jesus benzeu o altar.
Assim como benzeu o altar
Benza essa cama que nela vou me deitar.
Me chamo Sulene, tenho 59 anos.

"Solteira sim, Sozinha Nunca!" disse...

Minha falecida mãe também me ensinou: com Deus eu me deito
Com Deus me levanto
Com a Graça e o Amor do Divino Espírito Santo. Me chamo Sulene, 59 anos

Unknown disse...

Bom demais essa oracao minha mae in memoriam mais ou menos me ensinou assim desse jeito ok

Karoliny Timoteo disse...

Com Deus,eu me deito,com Deus,me levanto,com as graças de Deus,e do Divino Espírito Santo.🙌.Amém.🙌😇🙌

Unknown disse...

Eu aprendi assim:

Com Deus eu me deito,
Com Deus eu me levanto,
Com as graças de Deus e
Do Divino Espírito Santo,
Minha Virgem Senhora do pranto, cobri-me com o vosso manto, se bem coberto for, não terei medo e nem pavor, nem de coisas como for.
Quatro cantos tem essa casa;
Quatro anjos na minha guarda, que são: João, Lucas, Marcos e Mateus;
Senhor se eu dormir acordai-me;
Se eu morrer alumiai-me com as candeias que alumiou a santíssima trinta, que é Pai, Filho, Espírito Santo.

Amém.

Unknown disse...

O meu nome é: José Francisco PEREIRA da Silva;

A minha falecida mãe assim me ensinou:

Com Deus eu me deito;
Com Deus eu me levanto;
Com as graças de Deus; e
Do Divino Espírito.
Minha Virgem Senhora do pranto;
Cobri-me com o vosso manto,
Se bem coberto for, não terei medo e nem pavor;
Nem das coisas como for;
Quatro cantos tem essa casa;
Quatro anjos na minha guarda;
Que são: João, Lucas, Marcos e Mateus.
Senhor, se eu dormir acordai-me;
Se eu morrer alumiai-me, com as três candeias que alumiou a santíssima trindade;
Pai, Filho, Espírito Santo.

Amém.

Unknown disse...

Minha mãe hoje com 95 anos me ensinou a rezar assim
Com Deus me deito com Deus me levanto com a graça de Deus e do divino espírito santo vou me deitar muito bem acompanhada com menino Jesus na cabeceira e nossa senhora do lado. Nossa senhora das graças me cobri com o vosso manto os anjos pra beira e Santo antonio pro canto

Unknown disse...

Minha versão da oração que aprendi...

Santo Antônio pequenino
Me guiai em um bom caminho
Na primeira encruzilhada Jesus Cristo é meu Padrinho
Quem me fez a cruz na testa
Meus inimigos não me encontram
Nem de dia nem de noite
Quando apontam a meia noite
Quando os anjos fazem cruz
Para sempre Amém Jesus !


Santo Antônio benze a missa
São João benze o altar
Assim eu quero que ele Benza
Cama de me deitar
Três Anjos para os pés
Quatro para a cabeceira
Jesus na minha dianteira
Lanceis os olhos no céu
Jesus na minha guarda
Amém!!!

Muito lindooo

Núbia Gonzaga - Manaus/AM disse...

Olá,

A anos que procuro saber a origem dessa oração que aprendi com minha Avó que veio do Ceará e nasceu em 1925. Ela nos ensinou assim:

Com Deus eu me deito
Com Deus Eu me levanto
Com a Graça de Deus
E o Divino Espirito Santo

Nossa Senhora me cubra
Com seu Vosso Manto
Que não Eu não tenha medo
Nem pavor, nem daquilo que mau for
Santo Antônio, disse Missa,
Nosso Senhor benza o Altar
Nosso Senhor Benza meu corpo
Que Eu quero de deitar.

Unknown disse...

Minha falecida mãezinha me ensinou assim:_. Com Deus eu me deito, com Deus me levanto pela graça de Deus e do Divino Espírito Santo . Nossa Senhora deitar me quer cubri_me com o vosso Manto ,seja bem coberto for não terei medo nem pavor nem coisa que mal for. Senhora eu peço , se eu dormir me acordai se eu morrer me alumiai , três Anjos três tochas graças a Deus nesta cama me deitei sete Anjos me achei três nos pés e quatro na cabeceira e Nossa Senhora na minha dianteira ofenso , ofenso a vida nossa redentora amém, sepultura minha vida se nesta cama eu me deitar não poderei falar é doer dentro do meu coração Jesus José Maria Joaquim e Ana devedor da minha alma nesta última agonia amém. (Bater no peito e repetir três vezes.Jesus...

Unknown disse...

Meu nome é Maria Fernandes tenho 66 anos

Unknown disse...

Deus e fiel

Unknown disse...

com deus me deito
com deus me levanto
com a obra e a graca do divino espírito santo a senhora do plato me cubra com vosso manto se cuberto for nao terei medo nem pavor nem de vivo nem de morto nem da coisa que mal for anjo seu Gabriel perguntando pelos pastor
pastorinho de belem valvei a ti e a mim e em todos que estarei ao seu redor amem

Unknown disse...

Minha mãe ensinou assim:.com Deus.me.deito.Com Deus me levanto.Nossa Senhora me combra com seu.duvino manto. Se eu coberto ele.for.nao terei medo nem pavor. Vou.deitar-me,.não sei se levantarei,Mas três.coisas vós peço, o perdão, extremucao e uma.santa.morte.boa noite meu Jesus Há 4 anos está na morada Celeste.mad teus.ensinamentos continuam se.perpetuando por nossos filhos, netos.e.bisnetos
Isabel Fortaleza-Ceara-Brasil

Dri_Duarte disse...

Meu marido diz que escutava o pai rezar está versão:

Nesta casa tem quatro cantos, quatro anjos me guarda, mando louvor ao Senhor Deus, todo lhe-a seja minh'alma. Pela parte Senhor Deus, santo Antônio dizendo a missa, Senhor Deus benzendo o altar, Nossa Senhora Aparecida vem benzer minha cama por baixo e por cima na hora de nós deitar, eu me achei com 7 anjos, 4 nos pés e 3 na cabeceira, Jesus Cristo na dianteira na beira da minha cama, Jesus Cristo crucificado deitado comigo na cama cobrindo nós com vosso divino manto, se nós bem coberto for não tem medo e nem pavor, quando minha alma deste mundo for, sepultura nós deita, mortalha nós cobre.

Quando a morte vier buscar, os anjos do céu me acodem.

Dri_Duarte disse...

Esta casa tem quatro quantos, quatro anjos me guardam.

Mando meu louvor a Deus.

Todo lhe-a seja minh'alma.

Pela parte Senhor Deus.

Santo Antônio dizendo a missa.

Senhor Deus benzendo o altar.

Nossa Senhora Aparecida vem benzer minha cama por baixo e por cima na hora de nós deitar.

Eu me achei com 7 anjos, 4 nos pés e 3 na cabeceira, Jesus Cristo na dianteira a beira de minha cama, Jesus Cristo crucificado deitado comigo na cama, cobrindo nós com vosso divino manto.

Se nós bem coberto for, não tem medo e nem pavor quando minha alma deste mundo for.

Sepultura nós deita, mortalha nós cobre.

Quando a morte vem buscar, os anjos do céu me acodem.

Unknown disse...

Que lindo, realmente emociona!
Obrigada por compartilhar, a simplicidade e a amorosidade das orações da sua avó!🙏

Unknown disse...

Alguém conhece está oração? Bendito louvado seja as três pessoas da Santíssima Trindade. Meu Jesus padeceu pra morrer da cristandade, morreu cravado na Cruz bebendo fel e vinagre. Padeceu infinitas dores, tudo por nossa maldade. A vossa sagrada Maria, Rainha sois da glória. Contrito de arrependido vos peço misericórdia. Misericórdia aí meu Deus, misericórdia aí Senhor, misericórdia eu vos peço por ser grande pecador. Amém

Claudia disse...

.

Soraia N. Chicon disse...


Com Deus me deito,
Com Deus me levanto,
Com a graça de Deus,
Do Divino Espírito Santo!
Nossa Senhora, me cubra com seu manto!
Óh Senhor meu Jesus Cristo
Filho da Virgem Maria
Me acompanhe esta noite,
Amamhã e tooooodo dia!!!
Amémmm!!!

A parte do "amanhã e toooodo dia" as crianças amam falar...

Aprendi quando criança e ensinei para os meus filhos e esposo...Considero uma oração muito completa, pois, fala de Deus, Jesus, Maria e o Espírito Santo..

Soraia Nogueira Chicon
Teixeira de Freitas / BA

Soraia N. Chicon disse...

Com Deus me deito,
Com Deus me levanto,
Com a graça de Deus,
Do Divino Espírito Santo!
Nossa Senhora, me cubra com seu manto!
Óh Senhor meu Jesus Cristo
Filho da Virgem Maria
Me acompanhe esta noite,
Amamhã e tooooodo dia!!!
Amémmm!!!

A parte do "amanhã e toooodo dia" as  crianças amam falar...

Aprendi quando criança e ensinei para os meus filhos e esposo...Considero uma oração muito completa, pois, fala de Deus, Jesus, Maria e o Espírito Santo..

Sou de Teixeira de Freitas, BA

Unknown disse...

Com Deus me deito, com Deus me levanto, com a graça de Deus e do Divino Espírito Santo, Nossa Senhora me cubra com seu manto. Oh Senhor meu Jesus Cristo filho da virgem Maria, me acompanha nesta noite, amanhã e todo dia. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém!

LILIAN TEIXEIRA MAGALHAES RODRIGUES disse...

Minha mãe tbm. Ela ensinou a última mostrada aqui

Simone silva disse...

Com Deus eu me deito
Com Deus me levanto
Na graça de Deus e do divino Espírito Santo
Senhora me cubra com seu vosso divino manto
Se bem coberto for não terei medo nem pavor
Ponha meus olhos para o céu
Sete anjos encontrei, três nos pés quatro na cabeceira, Jesus Cristo na dianteira
Se dormir muito me acordai
Se eu morrer iluminai
Com cinco velas sagradas das três pessoas da santíssima trindade amém

Simone silva disse...

Com Deus eu me deito
Com Deus me levanto
Na graça de Deus e do divino Espírito Santo
Senhora me cubra com seu vosso divino manto
Se bem coberto for não terei medo nem pavor
Ponha meus olhos para o céu
Sete anjos encontrei, três nos pés quatro na cabeceira, Jesus Cristo na dianteira
Se dormir muito me acordai
Se eu morrer iluminai
Com cinco velas sagradas das três pessoas da santíssima trindade amém

Unknown disse...

Minha falecida vó me ensinou assim; pai nosso pequenino Deus me guia em bom caminho nossa senhora é minha madrinha,nosso senhor é meu padrinho que me fez a cruz na testa que demônio não me atenta nem de dia nem de noite nem no ponto de meio dia, meu senhor morreu na cruz para sempre amarei Jesus.

Unknown disse...

Amei todas as orações. Compartilhei e rezei. Deus abençoe grandemente todos nós e nossas famílias.Amem

Unknown disse...

e deito, com Deus me levanto.
Com a graça de Deus e do Divino Espírito Santo.
Ao redor dessa casa eu tenho inimigo
Anjo da guarda, fique sempre comigo

rosas disse...

Minha Mãe em memória, com 87anos se estivesse viva , nos ensinava rezar essa oração antes de dormir todos os dias assim... Com Deus eu mim deito...com Deus eu mim levanto...com a graça de Deus...e do Divino Espírito Santo,... que se eu bem coberta for, não terei medo e nem pavor, Jesus Vristo sede o meu cobertor....e o resto não é nenhum desses ai e nao consigo mim lembrar, pois hoje já tento lembrar...

Unknown disse...

Eu não sei se isso e cordel sei que mina vó reza até hoje essa oração completa e não e assim e ela 100 anos de idade Mais não e assim e e bem longo

Joana araujo disse...

Minha mãe ensinou-me assim:
Com Deus eu me deito, com Deus me levanto, com as graças de Deus e do divino Espírito Santo Minha Virgem Nossa Sra do pranto, ne cubra vim seu Divino manto. Se eu bem coberta for, não terei medo nem ouvir. Se eu morrer , me iluminai , se eu viver, me acompanhai, com três candeias acesas e as três pessoas da Santíssima Trindade.Santo Antônio disse missa, são Pedro benzeu o altar,benzei essa casa essa cama q vou me deitar me deito com Deus e a virgem Maria e Nossa Senhora seja a minha companhia.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

Jose-chan disse...

Minha vó me ensinou assim:

"Santo Antônio reza a missa
Jesus Cristo está no altar
São Bento benze a cama,
Que eu quero me deitar.

Com Deus eu me deito,
Com Deus eu me levanto
Na graça de Deus e do Divino espírito santo

Amém"

Jose-chan disse...

Minha vó me ensinou assim:

"Santo Antônio reza a missa,
Jesus Cristo está no altar
São Bento benze a cama,
Que eu quero me deitar.

Com Deus eu me deito,
Com Deus eu me levanto
Com a graça de Deus,
E do Divino espírito santo

Amém."

Maria Vênus disse...

Que lindas as versões,deixarei a minha também!

Com Deus me deito
Com Deus me levanto
Cobri-me Senhora
Com o seu Santíssimo manto
Se bem coberta eu for
Não terei medo e nem pavor
Nem das coisas que mau for
Me deito pra descansar
Se a morte vier me buscar
Chame três vezes por Jesus
Jesus queira me salvar
São João disse missa
Jesus Cristo benzeu o altar
Também benza minha cama
Onde eu vou me deitar!

Unknown disse...

Aprendi com minha vizinha assim.comDeus eu me deito com Deus eu me levanto com as graças de Deus e do divino éspirito santo são João diz a missa jesus Cristo benze o altar benzei também minha cama que nela vou me deitar cruz que Cristo carregou por mim e que nela morreu responda por mim espírito mal não venha a mim os inimigos fujam de mim no Rio de Jordão está Deus com são João e diz João senhor lá vem os inimigos pois deixem vir porque serão presos de pé e mão e essas foram as palavras que Jesus disse para São Pedro amém

Unknown disse...

Meu avô rezava assim

Com as graças de Deus me deito com as graças de Deus me levanto com o amor e graça do divino Espírito Santo ,minha casa tem quatro canto três são do anjo da guarda um é do divino Espírito Santo,me cobrirei com seu sagrado manto bem coberto estarei ,se eu dormir me acordai de eu morrer me iluminai me com as três velas bentas das três pessoas da santíssima trindade para sempre amém.

Liduina Guilhon disse...

Fiquei encantada com tantas orações lindíssimas e piedosas. Gratidão a todos. Parabéns pelo seu blog. Continue sua missão. Grata.

Lukinha disse...

Aprendi a rezar muita coisa com a Mamãe Teresinha e minha bisavó Iaia. Uma oração que sempre elas rezavam era:

Com Deus me deito,
Com Deus me levando,
Com a graça divina do Divino Espírito Santo,
Só peço que Nossa Senhora me cubra com vosso divino manto,
Bem cobertinha estou,
Não terei medo nem pavor, nem de coisa como a for,
Senhora, quero me deitar,
Se dormir velai,
Se morrer alumiai com as quatro velas bentas no altar, amém 🙏

Unknown disse...

Aprendi assim:
Com Deus eu me deito, com Deus eu me levanto, na Graça de Deus e do divino Espírito Santo.
Na porta da frente Jesus coroado,
Na cama comigo, Jesus crucificado,
Graças a Deus eu me deitei, ao redor do meu corpo sete anjos encontrei:
Três no pé e quatro na cabeceira.
Por isso te peço, se eu dormir me acordai, se eu cair me levantai e se eu morrer me iluminai com as três tochas da santíssima trindade, amém!

Unknown disse...

Aprendi assim com minha avó em Iguape SP.
Com Deus me deito
Com Deus me levanto
Com a graça de Deus
E do divino Espírito Santo
Minha Virgem Senhora Aparecida
Me cobri com vosso manto
Não tenho medo nem temor
Nada que dê em uma flor
Mas se eu dormir me acordar
Se eu morrer me acompanha
Com as 3 ve-las acessas
Da Santíssima Trindade
Amem Jesus

Unknown disse...

Gostei das orações, minha mãezinha querida me ensinou assim e até hoje
antes de dormir continuo fazendo....

Com Deus eu me deito,Com Deus eu me levanto
Nossa Senhora do Livramento, cobri-me com vosso divino manto
Se bem coberto for,não tem perigo nem temor seja a hora que for

Deus desça do Céu a terra e venha sobre mim
Cristo na Cruz fale e responda por mim.....

Meu Deus, se eu dormir cedo acordai-me
Se eu morrer iluminai-me
Com as Três Divinas Pessoas da Santíssima Trindade

Deus desça do Céu a terra e venha sobre mim
Cristo na Cruz fale e responda por mim

Na porta da rua Jesus sentado
Na porta do meio, Jesus Coroado
Comigo na rede/cama Jesus Crucificado

Deus desça do Céu a terra e venha sobre mim
Cristo na Cruz fale e responda por mim.....

Maria José Moraes Soares
Belém/Pará 26/07/2022

Marcos Vinicius Bittencourt Gangana de Oliveira disse...

Minha falecida avó me ensinou desde pequeno da seguinte forma:
Com Deus me deito
Com Deus me levanto
Com a Virgem Maria e o divino Espírito Santo
São Bento rezando missa
Nosso Senhor Jesus Cristo benzendo o altar
Benzei minha cama antes de me deitar
Nossa Senhora do pranto
cobri-me com vosso manto
Eu com ele coberto for
Não terei medo nem pavor
nem coisa de outro mundo for
Rompe a aurora
Nasce o dia
Maior é o nome da Virgem Maria

Minha outra avó me ensinou uma outra oração:

Nessa cama me deitei
sete anjos encontrei
quatro aos pés
três a cabeceira
e Jesus à minha dianteira
se a morte vier me buscar
e eu não puder falar
eu abraço a santa cruz
e entrego minha alma ao menino Jesus.

Priscila costa disse...

Gente eu sou uma moca de 17 anos, mas como sempre morei em propiedade rural com meus pais e meus avós aprende rezar algums oracoes com minha avó e vendo esta que voce postou me lembrou um reza que ela me ensinou pra que eu rezasse quando tivesse medo. Esta é assim:

Padre-nosso pequenino boa guia. Bom caminho, sete sinas no rosário. Minha senhora minha madrinha, meu senhor meu padrinho. Dizes que eu rezo esta reza de dia e de noite nem o cão. E atenta bem o judeu me percegue nosso senhor beija a igreja, nossa senhora beijs o altar, santo antonio beija minha cama onde eu vou me deitar. com Deus eu me deito, com deus me levanto, com a graça de Deus e do divino espirito santo. Amém.

Kykaprof disse...

Belíssima 🙏❤

Kykaprof disse...

👏👏👏

Kykaprof disse...

A versão que aprendi foi a seguinte:
⤵️
Com Deus eu me deito, com Deus me Levanto, com a graça de Deus e do Divino Espírito Santo. Valei-me, Virgem Nossa Senhora do Pranto, cubra-me com vosso manto. Se eu com ele coberto for não terei medo, nem pavor, nada que for mal nascido, nem estar para nascer. Jesus Cristo disse missa, São Pedro benzeu o altar, assim benza a minha cama quando eu for me deitar. Santo Antônio Pequenino, sete anjos vão comigo, sete candeias ardendo, sete livros lendo. Nosso Senhor é meu padrinho, Nossa Senhora é minha madrinha, livrai-me da cruz e da fonte, onde o demônio não me encontre. Nem de noite e nem de dia, nem no pingo do meio-dia, nem na hora da minha morte. Amém.

Unknown disse...

Orações lindas, verdadeiras poesias quanto legado de nossos pais e avós!!
Amo este blog.

AWFDIECAST disse...

Minha mãe aprendeu com minha avó, e sempre quis passar para nós essa oração, mas nunca conseguíamos aprender. Faz quase um ano que minha mãe faleceu e por esses dias organizando alguns papeis e livros dela encontrei esses versinhos da "Oração antes de Dormir".
Confesso que fiquei muito emocionado e cheguei a chorar vendo a letra da minha mãezinha com essa oração, a versão que ela entoava era essa:

"Oração antes de Dormir

Com Deus me deito, com Deus me levanto,
Com a graça de Deus e o Divino Espírito Santo,
Nesta cama me deito para dormir e descansar,
Se Nossa Senhora vir me buscar e eu não lhe possa falar,
Encosto-me ao cravo, pego-me a cruz,
Entrego minha alma ao Menino Jesus,
Com Menino Jesus me deito e flor que nasceu,
e a Hóstia Consagrada e a cruz onde morreu,
Nossa Senhora me cubra com seu Divino Manto,
Se eu coberto com ele for não terei medo,
nem temor, nem quando deste mundo for,
Se eu dormir, acordai-me, se morrer alumiai-me
Com os três Sírios Divinos da Santíssima Trindade,
O Pai, o Filho e o Espírito Santo."

Unknown disse...


Lindas Orações, sempre fico muito emocionada
com a simplicidade e beleza!!!!!!!

Unknown disse...

❤️ Belíssimas rezas parabéns, obrigado por compartilhar essas relíquias; Aprendi todas essas e mais uma que deixarei aqui.

❤️
Me entrego a Jesus;
A santíssima cruz;
Ao Santíssimo sacramento;
As três relíquias que tem dentro;
As três missas de Natal;
Para que não me aconteça nenhum mal;
Minha mãe Maria Santíssima;
Vós sejais sempre comigo;
E que o meu anjo da guarda;
Queira me guardar e me livrar da alma e do corpo pelo amor de Deus.

Lembram tanto minha infância... cresci fazendo essa oração com minha avó e com minha mãe e até hoje recito a mesma oraçao antes de dormir, hoje com meu filho de seis anos que ja a aprendeu 🌸 disse...

Aprendi assim:
Com Deus me deito
Com Deus me levantou
Que Nossa Semhora me cubra
Com o seu divino manto
Se bem coberto for
Não terei medo nem pavor
Oh meu Deus..
Se dormir, acordai-me
Se morrer, iluminai-me
Com as três tochas da Santíssima Trindade
Quatro cantos tem meu quarto
Quatro anjos me acompanham
Que o inimigo não me tente
Nem de noite nem de dia
Nem no pino da meia-noite
Oh Maria concebida sem pecados
Rogai por nós aue recorremos a Vós
Sangue de Cristo deite sobre mim
Da Cruz que moreste responsa por mim
Espírito maligno fuja de mim

equipe warao disse...

Boa noite. Fiquei emocionada, ao ler as orações. Minha mãe faleceu aos 93 anos e ensinou-nos desde tenra idade, a versão que compartilho com vocês.
Com Deus me feito, com Deus me levanto. Que Nossa Senhora me cubra, com o seu divino manto. Se bem coberto for, não terei medo, nem pavor. Oh meu Deus, se dormir, acordai-me. Se morrer, iluminai-me com as três tochas da Santíssima Trindade. Quatro cantos têm meu quarto, quatro anjos me acompanham, que o inimigo não me tente, nem de noite, nem de dia, nem no pino da meia-noite. Oh Maria concebida sem pecado. Rogai por nós, que recorremos a vós. Amém.

cegonhix disse...

Da minha avó, Maria Júlia, e da minha Tia-Avó Rosa, ambas de Abrantes, que partiram com mais de 90 anos, ensinaram-me há 45 anos:

Com Deus me deito,
Com Deus me levanto,
E com o divino Espírito Santo.
Entrego a minha Alma a Deus,
E à luz,
E à Santa Bela Cruz,
E às três pedras do Altar,
Às três missas do Natal,
Para que homem ou mulher não me possa fazer mal.


Aurilene disse...

Minha mãe me ensinou assim:
Com Deus eu me deito , com Deus me alevanto , com a Graça de Deus e a do divino espírito santo, santo Antônio silício, benzei meu altar benzei minha rede que eu quero me deitar .