sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Evento sobre Cordel em Santo André reúne cerca de 150 pessoas



16 de setembro foi uma data especial, e por muitos motivos. A palestra Literatura de Cordel – Releitura dos Clássicos, proferida por mim, no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, em Santo André, foi assistida por um grande público. Também foi apresentado, em primeira mão, o livro Breve História da Literatura de Cordel (Ed. Claridade), de minha autoria.

A recepção, por parte da coordenação do evento, foi impecável. A atividade girou em torno da coleção Clássicos em Cordel, da editora Nova Alexandria, projeto que tenho a honra de coordenar. Além de mim, estiveram presentes os cordelistas João Gomes de Sá e Moreira de Acopiara, que emprestaram brilho e graça à atividade. João relembrou o processo de feitura de seu O Corcunda de Notre-Dame, a versão sertaneja do clássico de Victor Hugo. Declamou, depois, seu sucesso Fartura, arrancando muitas risadas do público presente. Moreira, além de apresentar sua versão do romance de Daniel Defoe, As Aventuras de Robinson Crusoé, declamou o engraçadíssimo poema Carta ao Satanás.

A mim, além de um passeio breve pela história da Literatura de Cordel, e por minha própria história, coube falar um pouco sobre a obra A Megera Domada, releitura em cordel da famosa comédia shakespeariana.

A diretora da Nova Alexandria, Rosa Zuccheratto, aproveita para agradecerà Secretaria de Educação de Santo André, aos professores e alunos da rede municipal e aos cordelistas que se fizeram presentes, divulgando a coleção e fazendo jus à máxima criada pelo poeta publicitário João Gomes de Sá: “É o Mundo do Cordel para todo o Mundo”.















Crédito/imagens: Maria José Matavelli Targher