sábado, 20 de novembro de 2010

Cordel na sala de aula: relembrando 2010


Na unidade do Colégio Pentágono em Alphaville, recebidos pela professora Maria Filomena (Filó)

Um grande momento para mim, neste ano em que aonteceu tanta coisa boa, foi a visita às três unidades do colégio Pentágono, para falar de meu livro A Megera Domada em Cordel. Abaixo, o texto da Professora Liliani Araújo, assessora da área de Infoeducação, sobre as atividades realizadas em março de 2010. Estive na nobre companha do amigo Sebastião Marinho. Boas lembranças!

Megera Domada em Cordel – A adaptação de uma grande clássico trouxe Cultura Popular para os 8ºs anos do Pentágono

No primeiro encontro, os professores de infoeducação fizeram o lançamento do livro “Megera Domada em Cordel” por meio de uma aula bem dinâmica com imagens no Power Point, xilogravuras e folhetos de romances apresentando a Literatura de Cordel e a tradição da oralidade na Cultura popular. Os alunos puderam conhecer as diversas modalidades desta poesia: sextilhas, oitavas, martelo, mote em 10 e foram estimulados a escrever seus próprios cordéis. Por meio de Cd´s e vídeos, conheceram também o repente, a arte do improviso tão forte e comum aos cantadores de viola, uma tradição que se iniciou com os trovadores franceses e se perpetuou no Brasil.

No segundo encontro, os alunos foram preparados para receber o autor do livro, Marco Haurelio. Com a orientação dos professores e infoeducadores, elencaram perguntas instigantes que gostariam de fazer ao autor.

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos, assistiram ao documentário “Pé na França”, que nos mostra dois cantadores nordestinos indo buscar na França a origem da cantoria do Cordel. Concomitante a isso, as professoras de Língua Portuguesa trabalhavam em sala a obra.

Para finalizar, recebemos, nas três unidades do Colégio, o autor Marco Haurelio que nos contou sua trajetória como cordelista e Sebastião Marinho, cantador e repentista que nos trouxe sua cantoria. Os alunos puderam fazer suas perguntas, ler os cordéis que prepararam e experimentar a arte do improviso tocando (como aconteceu em Alphaville) e cantando (Perdizes e Morumbi). Todos se envolveram muito nesta atividade e terminamos com uma sessão de autógrafos.




8ºs anos de Alphaville assistem à apresentação do autor Marco Haurelio e até os alunos participam da cantoria




Em Perdizes, Felipe e Matheus (à esquerda) e Thiago (à direita) fazem perguntas ao autor.



Apresentação na unidade Morumbi (à esquerda) e Gustavo (à direita) conversa com Marco Haurelio


Liliani Araújo
Assessora da área de Infoeducaçãodo Colégio

Nenhum comentário: