sexta-feira, 9 de março de 2012

Clássico do cordel apresenta analogia com história de Sansão






 
A História do Valente João Acaba-Mundo e a Serpente Negra, de Minelvino Francisco Silva, era, originalmente, um romance de 64 páginas. Quando foi relançado pela Editora Prelúdio, de São Paulo, o formato maior permitiu que a história fosse republicada em 32 páginas.
 
A história preserva vários elementos clássicos das histórias de encantamento: a força prodigiosa do herói, resultante de um fio de cabelo na perna, o que aproxima o conto original da história de Sansão; a execução de tarefas tidas como impossíveis, aproximando o herói de antecessores míticos, como Hércules e Teseu; a morte e ressurreição do herói, que remete aos antigos deuses da fertilidade e da vegetação, como Átis, Osíris e Adônis; e a proteção sobrenatural de Santo Antônio, padrinho de João Acaba-Mundo.

Não falta sequer a invocação à Divina Musa, que os romancistas do cordel herdaram de seus antecessores: os poetas épicos:

Vinde a mim, deusas poéticas
Inspirai-me de verdade;
Trazei-me a divina Musa,
Por ordem da divindade
Para contar uma história
De luta e de falsidade.

Verdade, honra e firmeza
Jesus Cristo abençoou;
Vileza, inveja e orgulho
Ele amaldiçoou;
A traição e falsidade
Foi Judas que as praticou. 
 
O conto em que se baseia este romance foi recolhido por Sílvio Romero e consta da obra Contos Populares do Brasil, publicada em 1885, com o título A Mãe Falsa ao Filho. Na Literatura de Cordel, há outra versão do conto no romance A Mãe Falsa Filho e os Dramas do Gigante Misterioso, publicada pela Tipografia Luzeiro do Norte, do Recife, dirigida por João José da Silva.

Este romance monumental, reeditado pela Luzeiro, com novo projeto gráfico em que as belíssimas ilustrações de Matheus são preservadas, é um dos títulos mais conhecidos do catálogo da editora paulistana e a obra-prima do saudoso Minelvino.
 
Nota do blog: Para comprar, vá ao site da Luzeiro, clicando aqui.