sexta-feira, 1 de junho de 2012

Literatura de Cordel no Portal do Professor

O Portal do Professor, do Ministério da Educação, em sua edição 72, indicou dois livros de minha lavra para leitura. São eles breve História da Literatura de Cordel (Claridade) e Antologia do Cordel Brasileiro (Global Editora). Neste último, atuo com coautor e organizador.

Breve História da Literatura de Cordel
Breve História da Literatura de Cordel
Marco Haurélio – Editora Claridade – Brasil – 2010 – 1ª edição
Surgida no Nordeste brasileiro, no final do século XIX, a Literatura de Cordel é mais que um gênero poético. É uma manifestação artística genuinamente nacional. Escrito por um poeta popular que se dedica também à pesquisa, este livro narra as origens do Cordel, apresenta seus principais expoentes e mostra o leque de influências na cena cultural brasileira.
Antologia do Cordel Brasileiro
Antologia do Cordel Brasileiro
Marco Haurelio – Editora Global – Brasil – 2012 – 1ª edição
Nesta obra, figuram histórias de autoria de renomados cordelistas do passado como o paraibano Leandro Gomes de Barros até cordéis escritos por membros da geração atual de poetas como Pedro Monteiro, Rouxinol do Rinaré, Arievaldo Viana, Evaristo Geraldo da Silva e Klévisson Viana. O leitor tem acesso a um leque variado de cordéis, desde aqueles inspirados no conto maravilhoso, ou conto de fadas, como outros em que predominam mitos da Grécia Antiga e até alguns que deitam raízes nas histórias de animais.
As xilogravuras que integram o livro foram feitas por Erivaldo, um dos artistas mais representativos da xilogravura brasileira e que já ilustrou mais de uma centena de livros e folhetos de cordel.
====
Abaixo, o editorial para esta edição do Portal do Professor:

Literatura de Cordel

Por decisão de nossos leitores, Literatura de Cordel é o assunto abordado nesta 72ª edição do Jornal do Professor. O tema teve a preferência de 50,51% das pessoas que votaram na enquete colocada em nossa página.
Trazemos para vocês, experiências desenvolvidas na Escola Municipal Professora Iris de Almeida Matos, em Parnamirim (RN); Escola Municipal Prefeito Walter Dória de Fiqueiredo, em Rio Largo (AL); Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, em Gramado (RS); e em escolas municipais de Santa Rita (PB).
Nossa entrevistada é a professora Ana Cristina Marinho Lúcio, da Universidade Federal da Paraíba. E na seção Espaço do Professor, participam professoras da Escola Estadual Irmã Lucinda Facchini, do município de Diamantino (MT).
Ajude-nos a escolher o tema das próximas edições, votando na enquete colocada em nossa página. E aproveite para colaborar enviando sugestões, críticas, textos e músicas!
Seja bem-vindo!

Nenhum comentário: