segunda-feira, 29 de outubro de 2012

"O Príncipe Teiú" no PNBE



O livro O Príncipe Teiú e Outros Contos Brasileiros (Aquariana), que faz parte da coleção Contos Mágicos, coordenada por Sonia Salerno Forjaz, é uma das obras selecionadas para o Programa Nacional  Biblioteca da Escola (PNBE), que serão distribuídas em todo o país em 2013. 

Agradeço a todos que contribuíram para que isso acontecesse: desde os contadores de história do sertão-mundo, passando pelos profissionais responsáveis pelo livro: Antonio Daniel Abreu, que o apresentou a José Carlos Venâncio, da Aquariana. E Klévisson Viana, que fez o projeto de capa fundindo o que o conto-título tem de nacional — a presença do teiú como animal encantado — ao universal — o fato de ser um príncipe o protagonista da narrativa.

Este é o segundo ano consecutivo que o PNBE seleciona uma obra de minha autoria voltada para a tradição oral. Na edição passada foi contemplado o livro Contos folclóricos brasileiros (Paulus).

Abaixo, um trecho da apresentação que ajuda a entender a história do livro O Príncipe Teiú::

Em 2005, ainda aluno da Universidade do Estado da Bahia, Campus de Caetité, resolvi ir a campo, munido de um gravador, no intuito de registrar parte da rica literatura oral da região, dedicando especial atenção ao conto popular. Na ocasião eu ainda era professor de Língua Portuguesa do colégio Joana Angélica, na vizinha Igaporã, sudoeste baiano. O fato é que, ao me decidir pela recolha e posterior catalogação dos contos, não imaginava que a tarefa requereria paciência, amorosa dedicação e um tempo que a cidade de São Paulo, para onde me mudei ainda em 2005, insiste em nos negar.

As coisas, porém, correram melhor do que eu imaginava. Os contos recolhidos por mim, com o auxílio valioso de alguns colaboradores, redundaram no livro Contos folclóricos brasileiros, que veio a lume em 2010. Outras histórias, reunidas conforme a classificação internacional do conto popular, o sistema ATU, deram origem à obra Contos e fábulas do Brasil. Os dois livros trazem notas do emérito estudioso da literatura oral, Dr. Paulo Correia, do Centro de Estudos Ataíde Oliveira, da Universidade do Algarve, Faro, Portugal. De inquestionável importância, estas obras mostraram que, apesar das previsões pouco otimistas sobre as tradições populares, que muitos acreditam em processo de desaparecimento, ainda há uma seara imensa a ser explorada.

Faltava, contudo, uma obra que abarcasse, preferivelmente, os contos de encantamento, os que correm maior risco de desaparecimento, por serem os mais longos. A dívida, em parte, está sendo paga com a publicação, pela Editora Aquariana/DeLeitura, destes Contos mágicos brasileiros.


Nenhum comentário: