terça-feira, 14 de maio de 2013

Obra da PAULUS apresenta a literatura de cordel brasileira



Literatura de Cordel - Capa
Serviço
Título: Literatura de Cordel – do sertão à sala de aula
Autor: Marco Haurélio
Coleção: Ler Mais
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 20,5 cm
Páginas: 168
Área de Interesse:Educação
LISTA DE RELEASES
O lançamento oficial e sessão de autógrafos da obra acontecerão sábado, dia 18 de maio,às 10h30, na Livraria PAULUS Vila Mariana, que fica na Rua Dr. Pinto Ferraz, 207, Vila Mariana, São Paulo/SP.
Escrito por Marco Haurélio, poeta popular, editor e folclorista,Literatura de Cordel – do sertão à sala de aula, da PAULUS, introduz o leitor no amplo campo desse gênero literário que, durante muito tempo, foi o principal, quando não, o único divertimento do homem do campo.
A proposta da obra é levar o cordel a todos os públicos, sem desprezar a tradição, a coluna em que essa arte se sustenta, mas também sem fugir às lutas impostas pelos novos tempos. “É preciso, também, buscar uma nova definição para esse gênero, para além dos estereótipos e das significações restritivas dos que, sob o pretexto de defendê-lo, quase o mataram”, explica o autor.
A literatura de cordel brasileira teve o Nordeste como berço e o poeta paraibano Leandro Gomes de Barros como grande divulgador. O gênero literário, por muito tempo, serviu também como jornal e cartilha do sertanejo. Declamados ou cantados, os cordéis levaram o público ávido por novidades as façanhas dos cangaceiros Lampião e Antônio Silvino, os milagres do Padre Cícero, entre outros.
De acordo com Marco Haurélio, muitos autores “se atreveram” a contar a história da literatura de cordel. Baseando-se em evidências, hipóteses ou mera suposição, pesquisaram as origens, os grandes títulos, os mais notórios autores. No cordel abaixo, reproduzido em parte, de um poeta popular, Carlos Alberto Fernandes, o texto é composto em sextilhas de sete sílabas:
“Por sua simplicidade,
Existe quem o despreze;
Mas, por sua aceitação,
Tem sido alvo de tese;
Por seu vasto conteúdo,
Cartilha de catequese.”
Da coleção Ler Mais, a obra Literatura de Cordel – do sertão à sala de aula é dividida em 15 capítulos e conta com ilustrações e excelente bibliografia para consulta, que é um verdadeiro guia para o leitor compreender o assunto proposto e sentir-se incentivado a continuar seus estudos.
Marco Haurélio cursou Letras Vernáculas na Universidade do Estado da Bahia, Campus VI, de Caetité. Em 2005, em São Paulo, dedicou-se a difusão da literatura de cordel e à luta por sua inclusão nas salas de aula. Tem vários livros publicados, a exemplo dos infantis A lenda do Saci-Pererê e Traquinagens de João Grilo, lançados pela PAULUS.
Publicado no site da Paulus Editora.

Nenhum comentário: