sábado, 2 de julho de 2016

Jackson Ricarte lançará primeiro CD


Jackson Ricarte lançará, em breve, seu primeiro CD, Estrada Afora, reunindo composições autorais e parcerias. Com uma carreira construída ao longo de mais de uma década, Ricarte é um violeiro que incorpora elementos do meio urbano sem perder as referências do Brasil rural. Cearense, radicado em São Paulo, sua música equilibra influências da terra de origem, a exemplo do repente, do cordel e dos pastoris, mas é a viola caipira que dita o ritmo em suas canções.

Em 2010, quando lancei o livro Contos folclóricos brasileiros (Paulus), convidei-o para se apresentar ao final do evento. E o público se emocionou com suas versões de clássicos do nosso cancioneiro, como Triste berrante, do saudoso Adauto Santos, e Disparada, de Vandré e Theo de Barros.
Mas, para que este projeto (o CD) se materialize, Ricarte pede a sua contribuição por meio de uma campanha de Crowdfunding no site Clickante. Leia abaixo sua mensagem:

O Projeto Estrada Afora é o resultado de mais de 10 anos de trabalho que Jackson Ricarte vem desenvolvendo com a Música Regional Brasileira, imerso na pesquisa e na vivência cultural do universo da Viola Caipira, instrumento norteador de todo seu trabalho.
Já se apresentou em diversos palcos importantes do cenário musical, levando seus shows para SESCs, Casas de Cultura, Bibliotecas, Festivais como o Violas e Ponteios, e Caipirapuru. No Palco do Revelando São Paulo, o maior Festival da Cultura Tradicional Paulista, Jackson Ricarte ganhou visibilidade e reconhecimento pelo o seu trabalho com a Viola Caipira, realizando a abertura e encerramento do evento desde 2006 ao lado do Diretor Cultural da O.S Abaçaí Cultura e Arte, Toninho Macedo, seu mestre do folclore brasileiro. O Projeto Estrada Afora é um trabalho autoral totalmente independente dos meios midiáticos do mercado fonográfico das grandes gravadoras. Sabemos que o mercado comercial das grandes produções musicais não abrem espaços e não valorizam projetos como este. Com o objetivo de valorizar a cultura regionalista através da música e de fomentar a arte dos artistas independentes, o projeto Estrada Afora se torna urgente por sua produção de qualidade que possibilita ao público mergulhar cada vez mais na sua história, despertando novas percepções de reconhecimento dos valores culturais, fortalecendo as raízes, conscientizando do cuidado e respeito que devemos ter com a natureza e nosso meio ambiente, proporcionando a todos o lazer, a apreciação da boa música e o encontro de si mesmo. O CD Estrada Afora apresentará canções de autoria própria de Jackson Ricarte e de amigos compositores consagrados do cancioneiro popular, como Levi Ramiro, Aidê Fernandes, João Evangelista, Cicero Gonçalves e Luis Avelima.

Para contribuir com o projeto, clique AQUI.

Nenhum comentário: