segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Obrigado, Sharjah!



Sábado, 4 de outubro, no Espaço do Emirado de Sharjah, convidado de honra da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, participei de um painel com o Professor Abdulaziz Al-Musallam, Presidente do Sharjah Institute for Heritage (Instituto para o Patrimônio de Sharjah), grande referência nos estudos sobre os contos folclóricos no mundo árabe. A conversa, mediada por Marwa al Aqrobi, presidente do UAE Board on Books for Young People (UAEBBY), girou em torno das narrativas com versões comuns aos nossos países. E, assim como no Brasil, com dezenas de versões registradas de "Maria Borralheira" (ATU 510A), também em Sharjah, um conto de magia similar à Cinderela aparece com especial destaque na tradição oral.


Depois da atividade, o Professor Abdulaziz, gentilmente, nos acompanhou até o Espaço do Cordel e Repente, no momento em que Socorro Lira lançava o seu livro A Língua que a Gente Fala (IMEPH). Também esteve conosco Aisha Rashid ALhesan Alshamsi, diretora do Arab Heritage Center.

E, na segunda, 6 de agosto, fui convidado, junto ao escritor e contador de histórias Fábio Lisboa, para uma reunião no Espaço de Sharjah. A proverbial hospitalidade árabe, que nós, nordestinos, herdamos, manifestou-se mais uma vez.  E também a generosidade, pois, ao final, para minha surpresa, recebi das mãos do Dr. Abdul Aziz Al Musallam, uma medalha de honra ao mérito. Tal premiação deve-se ao meu trabalho de recolha, catalogação, salvaguarda e publicação de contos de tradição oral em nosso país. 

Agradeço ao Dr. Abdul Aziz, grande referência nos estudos do folclore de seu país, de quem partiu o convite, a Ali Al Shemmari, membro do UAEBBY, e à Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), na pessoa de Beth Serra, que mediou os contatos por ocasião da montagem do painel sobre Contos Folclóricos do Brasil e do Mundo Árabe.

A todos, minha eterna (e terna) gratidão.

Nenhum comentário: