quarta-feira, 20 de março de 2019

Projeto leva cordel, xilo e repente a escolas cearenses




Texto: Divulgação. 

Nos dias 28 de fevereiro, 21 e 22 de março de 2019 respectivamente o ‘Projeto Cordel com a Corda Toda na Escola’ estará presente nos municípios de Maracanaú, Canindé e Quixeramobim.

Com apoio da Secretaria Estadual da Cultura no ‘Programa Mais Infância’ a nova etapa do Projeto leva oficinas de xilogravura, lançamentos de livro e recitais a escolas públicas de municípios cearenses.

O projeto contempla o lançamento do livro “Viagem ao reino Encantado do Cordel” dos autores Klévisson Viana e Arlene Holanda com ilustrações impecáveis do xilogravador e escritor cratense Maércio Lopes Siqueira, bem como oficinas de xilogravuras com o mestre João Pedro do Juazeiro, cantoria de viola com o jovem repentista Guilherme Nobre e recitais com Francisco Melchíades, Paulo de Tarso, Rafael Brito e Evaristo Geraldo da Silva.

O projeto é 100% gratuito para as escolas e livros e apostilas do projeto serão doados para o acervo das escolas, bem como folhetos de Literatura de Cordel em formato tradicional. Na ocasião serão promovidos, também, exposição e feira de artigos relacionados à nossa cultura e poesia popular.

Serão realizadas diversas ações dedicadas ao gênero literário Cordel e às artes que com ele têm afinidades. Nesta etapa do ‘Projeto Cordel com a Corda Toda nas Escolas’ os coordenadores esperam contemplar cerca de 1000 crianças e educadores direto e indiretamente com oficinas, lançamentos, apresentações, recitais e livros produzidos dentro do projeto. 

A Escola Municipal José Belisário de Sousa em Maracanaú, as escolas São Francisco, Adauto Bezerra e Biblioteca Cruz Filho em Canindé e a Escola Agrícola Dep. Leorne Belém e E.E.M.T.I Cel Humberto Bezerra em Quixeramobim receberão palestras com Klévisson Viana e Arlene Holanda, autores do livro “Viagem ao reino Encantado do Cordel”, oficinas de xilogravura com o renomado gravurista João Pedro do Juazeiro, cantorias com Guilherme Nobre e recitais com diversos declamadores.


MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA

O Ceará se perpetua como o maior polo produtor de Literatura de Cordel desde os longínquos tempos da Tipografia São Francisco, em Juazeiro do Norte, posteriormente rebatizada de Lira Nordestina. A partir da década de 1990, essa produção se acentuou na capital do Estado, sobretudo após surgirem associações de poetas, trovadores e folheteiros, tais como o Centro Cultural dos Cordelistas do Nordeste (CECORDEL), a Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará (AESTROFE), entre outras, além da consolidada casa editorial Tupynanquim Editora e da Cordelaria Flor da Serra.

Com linguagem coloquial, a Literatura de Cordel é, hoje, vista como importante manifestação literária, pois é compreendida como uma das nossas primeiras manifestações poéticas em língua portuguesa, tendo origem na produção oral trovadoresca. Neste sentido, a Literatura de Cordel é cada vez mais aceita nas escolas, em programas governamentais e estudada pelas por universidades espalhadas em todo o mundo.

O “Projeto Cordel com a Corda Toda na Escola” é uma iniciativa da AESTROFE – Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará com recursos do Governo do Estado do Ceará, Secretaria Estadual da Cultura – SECULT dentro do programa “Mais Infância Ceará”.


Atendimento à imprensa:
Helena Félix – (85) 3217-2891 / 9 9675-1099  aestrofe@gmail.com
Arlene Holanda (85) 9 9725-4938 arleneholanda@gmail.com

Nenhum comentário: