sábado, 5 de março de 2011

Reencontro com um mestre da cultura



Entre os meses de dezembro e janeiro, feriei na Bahia. Aproveitei para rever os familiares, amigos e visitar os umbuzeiros, enquanto respirava os ares da terra natal.

Pousei em Serra do Ramalho, onde meus pais residem, e, depois fui à Igaporã, cidade onde passei parte de minha infância. Nesta cidade, revi Jacinto Farias Guedes, o Jacintinho, filho de Gustavo e sobrinho do lendário Major Ramiro José de Faria.

Para quem leu o meu livro Contos Folclóricos Brasileiros, Jacinto Farias Guedes não é um nome estranho. Ele é o narrador de três contos que figuram no livro:

A Onça e o Bode – conto de origem africana, registrado no Brasil desde os tempos de Silvio Romero;

José e Maria – história de encantamento que traz os motivos do célebre Hansel e Gretel, dos Irmãos Grimm acrescidos do episódio mítico da salvação da donzela pelo herói, rememorando o feito do semideus Perseu na mitologia grega;

e Maria Borralheira, a versão brasileira da história da Cinderela, universalmente difundida e merecedora de alentada bibliografia.

Em meu outro livro, Contos e Fábulas do nosso Folclore, que será lançado em agosto deste ano, figuram outros contos narrados por Jacinto no ano de 2005, quando iniciei minha recolha.

Neste ano, fui reencontrá-lo, depois de muito tempo, na mesma casa do Brejinho, escondida atrás de uma cerca de quiabento e com a Serra Geral como paisagem de fundo.
A mesma Serra Geral em que, noutros tempos, acreditou-se existir muito ouro. Hoje, tenho certeza que o verdadeiro tesouro são os seus habitantes, joias lapidadas pelo tempo, representantes de um Brasil que não pode deixar de existir.