quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Epopeia sertaneja recontada em cordel

Texto: Divulgação.

A saga de Antônio Conselheiro, líder carismático cearense que se tornou protagonista de um drama que talvez caísse no esquecimento não fosse a denúncia feita pelo escritor e jornalista Euclides da Cunha na obra-prima Os sertões, foi publicada em 1902, cinco anos após o massacre da comunidade de Canudos. A epopeia de Conselheiro e da massa de excluídos vítima do poder instituído, no entanto, não foi abordada unicamente pela literatura dita canônica.

Na literatura de cordel, gênero poético que se desenvolveu principalmente, no Nordeste a partir do século XIX, são muitas as obras que interpretam, de forma peculiar o episódio, a ponto de constituir um ciclo. Nessa tradição se insere Canudos e a saga de Antônio Conselheiro, do cordelista cearense Moreira de Acopiara, mais um lançamento com o selo da Duna Dueto.

Moreira, autor de Cordel em arte e versos, Medo? Eu hem? e A natureza agredida pede pra ser respeitada,  acompanha os passos de Antônio Conselheiro, desde a infância no sertão cearense até o palco onde se desenrolou o drama que Euclides da Cunha descreveu magistralmente em A luta, terceira parte de Os sertões. O desfecho da guerra, o tom de denúncia contra os abusos dos que deveriam promover a ordem, contidos na obra euclidiana, são retomados por Moreira em estrofes memoráveis, como a setilha abaixo:

Pois bem. Na frente dos quais
Rugiam raivosamente
Mais de cinco mil soldados,
Que desejavam somente
Cicatrizar a ferida
E eliminar a atrevida
Malta desconveniente.

Canudos e a saga de Antônio Conselheiro é uma incursão pela história do Brasil, que tem um de seus momentos mais dramáticos relidos pelos versos de cordel. A história se torna particularmente atraente para aqueles que ainda não se aventuraram pelas centenas de páginas de Os sertões, convidando-os a conhecer uma das mais importantes obras de nossa literatura.

Canudos e a saga de Antônio Conselheiro
Autor: Moreira de Acopiara
Ilustrador: Severino Ramos
Apresentação e posfácio de Marco Haurélio
80 páginas
R$ 24,00

Contato: Lucíola Morais    3045-9894   7741-3981

Lançamento da obra na Livraria Cortez. Moreira, Pedro Monteiro, 
Marco Haurélio e Cícero Pedro de Assis.
Audálio Dantas, Moreira de Acopiara e Marco Haurélio.