segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O Caçador, de Ana Lúcia Merege, reúne personagens de vários contos infantis



Estou lendo, neste momento, o livro O Caçador, da escritora e estudiosa dos contos de fadas, Ana Lúcia Merege. O livro foi estruturado em torno de um personagem secundário do conto Branca de Neve (Snow White), de cujo destino nada se sabe após o temporário ludíbrio da rainha má, que o incubira de dar cabo da enteada. No romance de Ana Lúcia Merege, personagens de vários contos cruzam o caminho do caçador - elevado à condição de protagonista. Mas a autora respeita a inteligência do leitor, deixando, para ele, a tarefa de identificar personagens e referências. Outro triunfo do romance: as personalidades são bem delineadas. Qualidades e defeitos vêm à tona, como, normalmente, não vê nos contos originais.

É melhor, porém, que a autora fale sobre seu livro, no texto abaixo reproduzido do blog A Estante Mágica de Ana.


Pessoas Queridas,

O último post de 2009 tinha que ser especial!

Depois de muitas idas e vindas – mudanças de revisor, de ilustrador, adequação à nova ortografia – meu livro “O Caçador” acaba de sair, republicado pela Editora Franco, de Juiz de Fora (MG). Estou muito feliz com isso, porque, embora o livro tenha tido um êxito razoável em sua versão independente, a nova edição me dará a oportunidade de divulgar, de forma mais ampla, esse meu primeiro trabalho de ficção.

Para quem não sabe, “O Caçador” é um livro de fantasia baseado no universo dos contos de fadas, que acompanha a trajetória de um personagem – injustamente, a meu ver – tratado como secundário: aquele a quem uma rainha invejosa encomendou a morte da bela enteada. Sabe-se o que aconteceu depois com a moça, mas e o caçador? Foi preso pela rainha, para não deixar pistas do crime? Voltou para a floresta? Ou partiu em busca de outros caminhos?

É essa a história que eu conto no livro e que gostaria de partilhar, tanto com o pessoal mais novo – a indicação é a partir dos 12 anos – quanto com adultos que gostem de fantasia e de uma boa narrativa.

“O Caçador” tem 100 páginas e um preço de capa bem acessível: R$ 22,00. Se alguém quiser adquirir a obra, indicar uma escola para receber material informativo ou – uma coisa importante, que desde já agradeço – dar uma força na divulgação, repassando a notícia do livro a quem possa se interessar, é só visitar o site da editora. Ou então contactar diretamente as distribuidoras parceiras, também listadas no site, em vários estados do Brasil.

Nenhum comentário: