segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Resposta ao poema de amigo



Recebi e-mail do grande amigo, valdeck de Garanhuns, respondendo ao poema de Moreira de Acopiara, já publicado neste blog. Abaixo a contribuição de Valdeck a esse tema inesgotável:

O amigo é um verdadeiro irmão
que nas curvas cruéis da nossa estrada
ele marca presença em nossa vida
pelejando conosco na jornada
viajando no tempo e no espaço
no escuro e na noite enluarada.

O amigo não bebe o amargor
que contém numa taça de tristeza
mas adoça um pote de ternura
para a gente beber ante a fraqueza
e arranca de nós um riso alegre
nos contando a história da beleza.

O amigo não anda lado a lado
se buscamos caminhos escabrosos
se andarmos incautos pelas trevas
com os falsos amigos mentirosos
mas nos mostra atalhos que nos livra
de cair em abismos perigosos.

O amigo não livra nossa pele
das feridas da nossa inconseqüência
mas coloca remédio em nossas chagas
nos dizendo as vantagens da prudência
e escuta as lamúrias lacrimosas
com ouvidos de amor e paciência.

O amigo não reza a mesma reza
nem se importa se a gente é um cristão
mulçumano, budista, umbandista
se é ateu ou não tem religião,
mas está sempre em pé e sempre à ordem
pra pegar bem seguro em nossa mão.

O verdadeiro amigo não se ausenta
e jamais muda seu comportamento
em momentos de paz e alegria
ou em dias de dor e sofrimento
é presença certeira em nossa vida
é a luz, o aprisco e o alento.

Com certeza irmão, sou seu amigo
se puder sou também sua estrela guia
se você ficar triste eu me entristeço
e me alegro com sua alegria
se escura ficar a sua estrada
eu clareio com o sol do meio dia.

Precisando de mim estou presente
se quiser ficar só, fique à vontade
minha casa é aberta pra você
com dormida, comida e lealdade
e o amor de Jesus Nosso Senhor
subscreve a eterna amizade.

Valdeck de Garanhuns

Nenhum comentário: