quinta-feira, 7 de novembro de 2013

II SEMANA DO SACI NA CORTEZ

Mouzar Benedito, grande conhecedor da "mitologia brasílica", é um dos autores confirmados.
Recebi e repasso convite do meu amigo Daniel d'Andrea. As fotos acima e abaixo são do Encontro acontecido ano passado.

O Saci-Pererê talvez seja o mito mais emblemático do Brasil. Nos últimos anos houve um movimento de revalorização de sua figura a partir de numerosos trabalhos de pesquisa, livros infanto-juvenis, documentários, peças teatrais e a criação de entidades que lutam pela sua preservação e atualidade do personagem, e o estabelecimento do dia 31 de outubro, como o Dia do Saci.
Sua origem como mito secular de nossos povos indígenas, com nítida presença afro-brasileira, até sua vitalidade nos dias atuais, chama a atenção de pesquisadores, escritores e entusiastas seguidores que identificam sua permanência e contínua transformação como uma metáfora das origens do povo brasileiro e a riqueza cultural de suas matrizes étnicas.

Hoje, o Saci pode ser considerado por seu caráter peralta, brincalhão, travesso e irreverente, um aglutinador destas características da identidade brasileira, pelas quais consegue adesão e simpatia de crianças e adultos.

Celebrar o Saci é mergulhar em nossas raízes para descobrir-nos libertários, solidários, amantes da natureza, das festas populares e orgulhosos de nosso sincretismo cultural.

Convite:

Sarau do Saci na Cortez

9 de novembro – sábado, das 16:30 às 19:30 horas.

Grande encontro com a participação de autores de livros sobre o tema, contadores de histórias, apresentações musicais e artísticas em geral.

Dirigido ao público de todas as idades! Entrada livre e gratuita.

Organizador: Daniel D’Andrea - contato: 97562-2579.

Livraria Cortez

Rua Bartira, 317 – Perdizes,
São Paulo – SP.

(ao lado da PUC-SP).

O evento, no ano passado, contou com o poeta Arievaldo Viana.



Nenhum comentário: