segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Cultura popular na Capital Federal


Nos dias 29 e 30 de agosto, desembarquei na Capital Federal para participar de duas atividades. A convite de Nyedja Gennari, professora e contadora de histórias, assisti à sua performance no Terraço Shopping de Brasília, no último sábado do mês do Folclore. Na oportunidade, Nyedja contou algumas histórias selecionadas de dois livros meus, Contos folclóricos brasileiros (Paulus) e O Urubu-Rei e outros contos do Brasil (Volta e Meia). O público-alvo, composto em sua maioria de filhos dos frequentadores do espaço, se divertiu com os contos da tradição oral, em espacial com a versão sertaneja de A festa no céu.


Participei, ainda, a convite de Andrey do Amaral, do projeto Mostra de Literatura, que, nesta edição homenageia o “poetinha” Vinicius de Moraes. O projeto é apoiado pelo Governo do Distrito Federal e patrocinado pelo FAC (Fundo de Apoio à Cultura). 


Aproveitando a passagem, concedi entrevista a Maurício Melo Junior, que comanda, pela TV Senado, o programa Leitura. Falamos, como era de se esperar, de cordel e cultura popular. Maurício é grande conhecedor e admirador da poesia popular e, por isso, a conversa fluiu com absoluta naturalidade.



De tudo isso, ficou uma certeza: em breve, espero voltar a Brasília para abraçar os amigos e (com)partilhar momentos tão bons quanto os vividos no último fim de semana.



Nenhum comentário: