sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Poeta Marciano Medeiros cria a Editora Bisel



Texto: Divulgação

O poeta cordelista Marciano Medeiros já contabiliza mais de vinte folhetos produzidos. O autor começou a desvendar o mundo das rimas em 2007, ano no qual lançou sua primeira obra. Desde então foi se aperfeiçoando de modo gradativo e muito aprendeu, principalmente com seu primo Helânio Moreira, Antônio Francisco, Paulo Varela, Abaeté do Cordel, Manoel Cavalcante, Rosa Regis, Marcos Medeiros, José Acaci, Varneci Nascimento, Aderaldo Luciano, o poeta Marco Haurélio e grandes expoentes da cantoria, que, embora seja diferente do folheto, é uma parenta próxima do cordel.

Marciano Medeiros está ficando conhecido por fazer biografias de personalidades marcantes da história brasileira: relembrou Clara Camarão, Virgolino Ferreira da Silva (Lampião), Teotônio Vilela, Ronaldo Cunha Lima, os deputados Antônio Jácome e Vivaldo Costa, Diógenes da Cunha Lima, Luís da Câmara Cascudo, Marinho Chagas, poetisa Rita de Cássia Soares, jornalista Joaquim Pinheiro, o ex-governador Eduardo Campos, entre outros nomes. Por isso, seu amigo e pesquisador Gutenberg Costa, começou a chamar Marciano de o poeta das biografias.


Seu trabalho mais recente é um romance de ficção intitulado Lindo amor que floresceu nas páginas do Facebook. O cordelista, nascido em Santo Antônio e com origem familiar de Serra de São Bento, cidade que ama e onde reside atualmente, elaborou uma longa e surpreendente narrativa. Em pouco mais de duas semanas do lançamento ocorrido em 5 de novembro de 2014, vendeu metade da 1° edição e já se prepara para uma segunda reimpressão do trabalho, que tem despertado muito interesse entre adultos, mas principalmente no meio estudantil, que está apreciando a tecnologia vista na narrativa de um cordel.

A grande novidade trazida pelo autor é a fundação da Editora Bisel. Ao lembrar este nome anteriormente mencionado, está fazendo uma homenagem a seu bisavô paterno, José Gomes Crisanto, que tinha esse apelido. O artista Braga Santos fez o desenho e o diagramador Henrique Eduardo, elaborou a logomarca que a partir de agora constará em todas as futuras publicações de Marciano. Ele disse ter ficado muito feliz em poder realizar esta homenagem e que a família aprovou com emoção a sua iniciativa.

Que o poeta Marciano Medeiros continue sua luta na defesa do folheto, conseguindo redigir muitas obras de sucesso pela Editora Bisel.




Nenhum comentário: