DO MITO AO CONTO, DO CONTO AO MITO: UMA JORNADA POÉTICA
Onde começa o conto e termina o
mito? Essa pergunta, ouvida em muitas ocasiões, sempre que respondida, deixa
mais dúvidas que certezas. Afinal de contas, as jornadas aventurosas de Perseu,
Gilgamesh, Hércules e Percival podem ser enquadradas em qual gênero? O que tem
em comum a Brunhilde das sagas nórdicas com Briar Rose (a Bela Adormecida) dos
contos de fadas? Por que o ciclo da Távola Redonda, ainda que calcados em
aventuras, galantes ou tenebrosas, vividas por heróis lendários, traz tantas
personagens femininas de destaque? Quem foi, afinal, Morgana Le Fay, quase
sempre identificada ao mal e à dissolução da Távola Redonda? O que tem Deméter
em comum com “a princesa que não sorria” dos contos maravilhosos e novelescos?
Quais são os contos populares registrados pela antiga literatura do Egito e da
Mesopotâmia? Bem, ficam as perguntas no ar à guisa de convite para uma imersão
no universo das narrativas míticas que vivem para sempre em muitas estantes e
nos nossos sonhos.
Percurso do grupo
Primeiro encontro (24/2): Gilgamesh,
Perseu e Percival: as três faces do herói.
Segundo encontro (31/3): Deméter
e o mito da terra devastada. E por que rir sempre foi o melhor remédio?
Terceiro encontro
(28/4): Na corte do Rei Artur: Merlin e Viviane – Guinevere e Lancelot
– O cavaleiro verde.
Quarto encontro (26/5): Lilith,
Hécate e Medeia: o lado sombrio do eterno feminino.
Quinto encontro (30/6): Deuses
da luz e das trevas: da mitologia aos quadrinhos e ao cinema.
SUGESTÕES DE LEITURA
ALCOFORADO, Doralice. Belas
e feras baianas. Salvador: SECULT, 2008.
BETTELHEIM, Bruno. A
psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlene Caetano. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 1999.
BRUNEL, Pierre (org.). Dicionário
de mitos literários. Editora da UnB, José Olympio Editora, 1998.
CALVINO, Ítalo. Fábulas
italianas. Tradução de Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras,
1992.
CAMPBELL, Joseph. O herói
de mil faces. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Pensamento,
1989.
_____________. Deusas: Os
mistérios do divino feminino. São Paulo: Palas Athena, 2016.
CARDIGOS, Isabel; CORREIA,
Paulo. Catálogo dos Contos Tradicionais Portugueses (Com as
versões análogas dos países lusófonos). CEAO da Universidade do Algarve /
Edições Afrontamento: Portugal, 2015.
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tradicionais do Brasil. 13. ed. São Paulo: Global, 2004.
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populares portugueses. Portugal: Compendium, 1996.
ELIADE, Mircea. O mito do
eterno retorno. Tradução de Mnuela Torres. Lisboa: Edições 70, sd.
FERREIRA, Jerusa Pires. Armadilhas
da memória (conto e poesia popular). Salvador: Fundação Casa de Jorge
Amado, 1991.
FRANZ, Marie-Louise von. A
sombra e o mal nos contos de fadas. Tradução de Maria Cristina Penteado
Kujawski. São Paulo: Paulinas, 1985.
FROBENIUS, Leo; FOX, Douglas
C. A gênese africana. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo. São
Paulo: Landy, 2005.
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a saga de Pedro Malasartes. São José dos Campos: JAC Editora, 2006.
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Language of the Goddesses. San Francisco (EUA): Harper & Row,
Publishers, 1995.
HAURÉLIO, Marco. Contos e
fábulas do Brasil. Classificação e notas: Paulo Correia. São Paulo: Nova
Alexandria, 2011.
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folclóricos brasileiros. Classificação e notas: Paulo Correia. São Paulo:
Paulus, 2010.
_____________. O príncipe
Teiú e outros contos brasileiros. São Paulo: Aquariana, 2012.
_____________, Wilson
Marques. Contos e Lendas da Terra do Sol. São Paulo: Paulus,
2019.
_____________. Vozes da
tradição. Colaboração: Lucélia Borges. Fortaleza: IMEPH, 2018.
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LEEMING, David. Do Olimpo
a Camelot. Um Panorama da Mitologia Europeia.Readução de Vera Ribeiro. São
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Paulo: Claridade, 2010.
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comparada. Barcelona: Vision Libros, sd.
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sobre o conto popular. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
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de Luzia Teresa (Três volumes). Brasília: Thesaurus, 1995.
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raízes históricas do conto maravilhoso. 2. ed. Tradução de Rosemary Costhek
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luz do folclore. Tradução de António da Silva Lopes. Lisboa: Editorial
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VERNANT, Jean-Pierre. O
universo, os deuses e os homens. Tradução de Rosa freire d’Aguiar. São
Paulo: Companhia das Letras, 2000.
Quem é o professor
Marco Haurélio, escritor, professor e divulgador da literatura de cordel, tem mais de 40 títulos publicados, a maior parte dedicada a este gênero que conheceu na infância, passada na Ponta da Serra, sertão baiano, onde nasceu. Vários de seus livros foram selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para o Catálogo da Feira do Livro Bolonha. Finalista do Prêmio Jabuti, suas obras receberam distinções como o selo Altamente Recomendável, da FNLIJ, e o selo Seleção Cátedra-UNESCO (PUC-Rio). Em sua bibliografia destacam-se as obras Contos folclóricos brasileiros, A lenda do Saci-Pererê, Meus romances de cordel, Lá detrás daquela serra, O encontro da cidade criança com o sertão menino, Tristão e Isolda em Cordel, A jornada heroica de Maria e Contos e fábulas do Brasil. Ministra cursos sobre cordel e contos tradicionais em espaços os mais diversos.
Quando
Dias 24/2; 31/3; 28/4; 26/5 e 30/6 (às quartas-feiras)
Das 19h30 às 21h30
Onde
Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.
Público
Geral
Turma
30 pessoas
Investimento
R$ 250,00 (os cinco encontros)
R$ 60,00 (encontros avulsos, não é possível parcelar)
PagSeguro
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