terça-feira, 30 de setembro de 2008

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS É LANÇADO EM SÃO PAULO





O lançamento do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas em Cordel foi um sucesso. O evento integrou outro lançamento: o da revista Cultura Crítica (da APROPUC), que homenageava dois dos maiores – senão os maiores – escritores brasileiros, Machado de Assis e Guimarães Rosa. Varneci Nascimento, o autor da versão poética do clássico machadiano, discorreu sobre seu livro, com muito bom humor. Além do poeta baiano, integraram a mesa os Professores Erson Martins (editor geral da revista), Nilvia Pantaleone, Eduino Orione e José Everaldo Nogueira. Este último falou sobre Guimarães Rosa, enfocando o conto “Famigerado”, e a força da oralidade na obra do grande escritor mineiro, em seu centenário de nascimento.

A editora Nova Alexandria se fez presente ao evento que vem carregado de muito simbolismo. O dia 29 de setembro de 2008 foi marcado por muitas homenagens ao grande Machado de Assis, mas a mais inusitada é, sem dúvida, esta dos poetas populares. Além de Memórias Póstumas, a Nova Alexandria lançou também O Alienista, recriado em cordel pelo hábil poeta cearense Rouxinol do Rinaré.

O lançamento ocorreu na sala 239 da PUC - São Paulo e contou com a presença de um grande público e teve o apoio de Ricardo Melani, editor da Cultura Crítica.

Nenhum comentário: