quinta-feira, 30 de maio de 2013

90 anos do Romance do Pavão Misterioso

Capa do Pavão Misterioso, em edição da Luzeiro.
2013 marca os 90 anos do maior êxito da literatura de cordel brasileira: o Romance do Pavão Misterioso, de autoria de José de Camelo de Melo Resende. A data passaria em branco não fosse o empenho do pesquisador e apologista José Paulo Ribeiro, de Guarabira (PB), e do professor e historiador Vicente Barbosa, idealizador da 1ª Exposição de Cordel de Guarabira, chamando a atenção para a importância deste gênero literário para o município, berço de grandes cordelistas e cantadores. 

O texto abaixo, de Vicente Barbosa, conta um pouco dessa história começada pelos idos de 1923:

"Preservar e divulgar as riquezas das Tradições Populares configura-se em um sentimento que deve ser exaltado por cada povo, como forma de garantir a sobrevivência e a plenitude de sua própria identidade. O Nordeste brasileiro é destaque quando se trata do tema Cultura Popular e suas diversas formas de manifestações, dentre elas destacamos a Literatura de Cordel.

Essa forma de narrativa oriunda da Península Ibérica, que aqui chegou pelas mãos dos colonizadores portugueses, ganhou alma e corporificou-se através dos Folhetos de Cordel, que, viajando de mão em mão,  espalhou-se por toda Região Nordeste levando em seu conteúdo os mais variados e múltiplos temas como: o amor, o ódio, a vingança, a tragédia, a religiosidade, o cangaço, as crenças e seus mistérios.

Dentre todos os Cordéis até hoje impressos, um deles teve destaque e, e tornou-se um grande best-seller do gênero. Trata-se do Romance do Pavão Misterioso, obra do cordelista guarabirense José Camelo de Melo Rezende (1885-1964) que ganhou fama no Brasil e no Mundo. O Romance do Pavão Misterioso já foi adaptado para o Teatro, Cinema, Literatura, Música e Televisão, com seu texto simples, aliado à fluência dos versos e às referências aos contos das Mil e Uma Noites alcançou a espantosa tiragem de mais de dez milhões de cópias, vendidas em todo o País.

Neste ano de 2013 a obra completa exatos 90 anos desde a sua primeira edição, datada de 1923. Aproveitando o ensejo e reconhecendo a importância histórica da data, o Serviço Social do Comércio - SESC, na Paraíba, presta uma justa homenagem através da realização da 1ª Exposição de Cordel de Guarabira, uma vez que esta cidade detém o orgulho de ser berço de nascimento do Autor e da Obra.
 Parabéns ao Pavão Misterioso, glória e honra de nossa Literatura popular."

Versão em quadrinhos desenhados por Sérgio Lima.


















Para celebrar a data, o poeta Paulo Gracino, natural de Guarabira, escreveu o poema 90 anos de encantos de um Pavão Misterioso, do qual reproduzo as primeiras estrofes:

Quem é que nunca ouviu
Um dia alguém contar
A história de um pavão,
Que começou a voar
Há mais de noventa anos
E que nem pensa em parar.

Ele é misterioso,
Mas nunca foi encantado.
Passeou no mundo todo
E sempre foi bem lembrado,
Por tudo que fez e faz
E por onde tem passado.

Ele é o grande astro
De um romance acontecido.
Um romance de verdade,
Daqueles bem aguerrido,
Que já tem quase cem anos,
E jamais foi esquecido.

Capa do folheto comemorativo, de autoria
do poeta Paulo Gracino

5 comentários:

Medeiros Braga disse...

Parabéns, grande poeta,
Por sua literatura
Onde campos e cidades
da extensa noite escura
Saíram bem clareados
Ao farol dessa cultura.

Unknown disse...

Se ele é misterioso
Ainda não se encantou
Se continua a voar
Vai encontrar quem amou
Desistir ele não pode
E vai achar seu amor.

Parabéns para você
Por tão bela criação
Que renova a história
Com versos de emoção
Versando com muita glória
O misterioso pavão.

Daniele Ambrósio disse...

Parabéns pelo belíssimo trabalho, belíssimo mesmo mas tenho que dizer como uma apaixonada e orgulhosa do romance O pavão misterioso, que o autor José Camelo de Melo Resende é da cidade de Pilõezinhos- PB, digo orgulhosa pelo simples fato de que também sou da mesma cidade. Espero ter contribuído com seu trabalho. abraços.
Att:Daniele

Daniele Ambrósio disse...

Parabéns pelo trabalho mas o autor do romance pavão misterioso, José Camelo do Melo Resende não seria natural de Pilõezinhos-PB?

marcohaurelio disse...

Cara Daniele, o texto que dá o grande José Camelo como guarabirense é do prof. Vicente Barbosa. Você tem razão em retificá-lo, embora, na época em que nasceu o poeta, Pilõezinhos era distrito de Guarabira. Como não posso alterar texto de outrem, porei uma nota. Espero que, assim como você, a administração pública de Pilõezinhos dê o reconhecido valor ao gênio que é José Camelo de Melo Resende.