quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Luto no mundo do cordel


ANTONIO ALVES DA SILVA

Morreu ontem, 14 de agosto, aos 85 anos, um dos maiores poetas da literatura de cordel brasileira, Antonio Alves da Silva. Extraordinário romancista, dominava todas as formas fixas do verso popular e tinha no humor seu traço mais marcante. Admirador do poeta, autor de clássicos como João Terrível e o Dragão Vermelho e Maria Besta Sabida, incluí um romance seu, João sem Destino no Reino dos Enforcados, na Antologia do Cordel Brasileiro, publicada pela Global Editora. Em 2003, venceu o concurso temático do Metrô e da CPTM, idealizado por Assis Angelo, com o cordel A Maldição das Serpentes no Sítio do Velho Chico.

Durante os dois anos em que trabalhei na Editora Luzeiro, editei vários de seus textos, adquiridos por esta casa publicadora, entre eles Maria Besta Sabida, João Azarento na corte da rainha Maravilha, As Palhaçadas de João Errado, Últimos Dias de Antônio Conselheiro na Guerra de Canudos, A Matança de Corisco Para Vingar a Morte de Lampião, Horácio de Matos, Herói da Chapada Diamantina, João Corta-Braço e O Encontro de Lampião com Antônio Silvino no Inferno


Foto: Blog Ana Cadengue.
LUIZ CAMPOS

Outra perda irreparável é a do poeta potiguar Luiz Campos, nascido em Mossoró, em 1939. Mestre da caneta e da viola, autor dos impagáveis Me Enganei com Minha Noiva e Carta a Papai Noel, tinha, conseguia ser, ao mesmo tempo, brilhante humorista e equilibrado crítico social. No blog Ana Cadengue, o poeta, em entrevista, falou de sua infância, que não difere da de muitos nordestinos:

"Nasci em Mossoró, no bairro Lagoa do Mato. Meu pai trabalhava em uma usina de beneficiamento de algodão. Minha mãe era doméstica. Apenas um irmão. Posso dizer que aprontei muito naquela época. Mas, não era traquina — de fazer perversidade. Sempre trabalhei. Comecei na lida com apenas oito anos de idade pra ajudar em casa. Ia pra estação pegar malotes, mercado central pra pegar baldes, depois comecei a vender frutas, tapiocas, pirulitos. Tudo pra ajudar na renda de casa. Comecei meus estudos nas redondezas da Lagoa do Mato, posteriormente no Ambulatório José Pereira Lima. E terminei os estudos na União Caixeiral."

Nenhum comentário: