sábado, 30 de novembro de 2013

Caravana do Cordel é retratada em dissertação de mestrado


Há cerca de dois anos concedi uma entrevista à pesquisadora Francisca Batista Barbosa, que reunia depoimentos de cordelistas residentes em São Paulo e integravam o grupo (ou movimento, como queiram) Caravana do Cordel. Francisca procurou-me justamente no momento em que eu me havia afastado temporariamente do grupo, incapaz de conciliar as demandas de meu trabalho como editor, autor e, ainda, a necessidade de estar mais perto de minha família. O momento na Caravana era de disforia, depois do início alvissareiro. O trabalho de Francisca evoluiu para uma dissertação de mestrado, apresentada ao Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. 

A Caravana do Cordel e a construção de um Nordeste em movimento em São Paulo é o resultado de uma pesquisa de campo que prima pela busca da isenção. Abaixo, o resumo do projeto feito pela própria pesquisadora:

 A Caravana do Cordel e a construção de um Nordeste em movimento em São Paulo consiste numa análise acerca da maneira como são mobilizadas as narrações, as ações e as representações sobre o Nordeste nos discursos de migrantes nordestinos radicados em São Paulo, pertencentes à Caravana do Cordel. Investigo as ressignificações que são construídas por esses sujeitos que mantêm uma forte relação mnemônica com o Nordeste, com as experiências vividas nesse espaço geográfico, social e simbólico, tanto no passado, quanto no presente. Parto do pressuposto que, embora esses poetas cordelistas cristalizem uma certa imagem do Nordeste em que nasceram, criam outros “Nordestes”, por meio de uma construção discursiva dinâmica.

Moreira de Acopiara marca presença na defesa da dissertação de Francisca, na UFSCAR.
Profa. Dra. Ana Lúcia Teixeira (Universidade Federal de São Paulo - Departamento de Ciências Sociais); Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltran (Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Sociologia); Mestra Francisca Batista Barbosa Geribello (Universidade Federal de São Carlos); Prof. Dr. Jorge Leite Júnior - Orientador (Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Sociologia); Poeta Moreira de Acopiara; Prof. Dr. José Lindomar Coelho Albuquerque - Co-orientador (Universidade Federal de São Paulo - Departamento de Ciências Sociais).


Nenhum comentário: