sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Nova Alexandria celebra e é celebrada pelo cordel


No último sábado, 2 de agosto, a editora Nova Alexandria celebrou o Dia do Cordelista e, de quebra,lançou dois novos títulos na premiada coleção Clássicos em Cordel. Um deles foi A metamorfose, de Franz Kafka, escrito pelo mestre de cerimônia da noite, João Gomes de Sá. Outro, A volta ao mundo em oitenta dias, marca a estreia de Pedro Monteiro na literatura infantojuvenil, relendo a clássica aventura de Júlio Verne. De minha autoria, A roupa nova do rei (ou O encontro de João Grilo com Pedro Malazarte), ilustrado por Klérvisson Viana, é mais voltado para o público infantil.

Ao palco montado no terreiro (ou gramado) da editora compareceram grandes artistas, a exemplo da exuberante Socorro Lira, e dos talentosos Aldy Carvalho, Ibys Maceioh, Luiz Carlos Bahia (e seu filho Luian), Luiz Wilson e Inimar dos Reis. Fecharam, com chave de ouro, a festa mestre Valdeck de Garanhuns e o repentista Sebastião Marinho, que improvisou o “Coqueiro da Bahia”, modalidade com que os cantadores se despedem do público.

A plateia eclética reuniu os autores da Clássicos em Cordel, Moreira de Acopiara, Cícero Pedro de Assis e Varneci Nascimento, além de João Paulo Resplandes. Audálio Dantas, idealizador e curador do histórico evento Cem Anos de Cordel, realizado em 2001, também marcou presença, em companhia de sua filha Mariana. Por lá passaram também os escritores Myriam Chinali, Juliana Gobbe, Mustafa Yazbek, André, J. Gomez, Marciano Vasques, além de Jeosafá Fernandez e Celso Alencar e do ilustrador Julio Caramez. Por lá passou também a veterana cordelista Djanira Feitosa, que veio de Acopiara, Ceará, para participar de atividades ligadas ao cordel em São Paulo. Amigos como Rúbia Tobias, Patrícia Magalhães, mauro Viana, Luciana Pardim, Carol Tenório, Laurinda Morais, Andrea Régis, Wanderson Nicoló, Madalena Bezerra, Gilberto Nascimento, Sann Mendes, Wagner Miranda, Rodrigo Fidalgo, entre tantos outros, ajudaram ainda mais a colorir o já colorido mundo do cordel àquele dia.

Um evento que celebrou a poesia, a música, a arte enfim, numa tarde-noite para não se esquecer.

Parabéns à Nova Alexandria na pessoa de sua diretora Rosa Zuccherato, por abrir mais uma vez as portas à nossa literatura de cordel. 

João Gomes e Claudevan Melo
Valdeck e seu boneco benedito: garantia de boas risadas
Inimar dos Reis e Ibys: dupla afinada
João Gomes de Sá, pedro |Monteiro,
Socorro Lira e Marco Haurélio
Élia Azevedo, Pedro, Conceição e Jandira
Pedro e Varneci
Plateia ecletica.
Pedro e Luiz Wilson
Com o grande brasileiro Audálio Dantas
Mariana Dantas, Sebastião Marinho, João Gomes de Sá,
Moreira de Acopiara, Ibys Maceioh, Valdeck, Audálio, Inimar,
Luiz Carlos Bahia. Sentados: Claudevan Melo e Marco Haurélio
Celso Alencar e Pedro Monteiro

O repente certeiro de Sebastião Marinho
Socorro Lira e Lucélia
Encontro de poetas
Valdeck declama acompanhado por Luian
Juliana Gobbe aguarda autógrafo de Pedro Monteiro
Conversando com Manassés, Djanira Feitosa e Mauro Viana
Com Marciano Vasques, Moreira de Acopiara e Cícero Pedro de Assis




Nenhum comentário: