Tenho para mim que o popular jogo da Amarelinha (Jogo da
Macaca, em algumas regiões de Portugal), com suas 9 casas evocando um rito
iniciático, começando no inferno e ascendendo ao céu, é uma representação
esquemática da Grande Árvore Cosmogônica dos povos do Norte, o freixo Yggdrasill.
Associado às 9 runas, também o Yggdrasill possui 9 casas, ou melhor, 9 mundos,
começando no Inferno (Helheimr, a Morada de Hella), onde estão suas mais
profundas raízes, terminando em seu topo, Ásgarðr (o céu), governado por Odin, morada
dos deuses e dos heróis tombados na batalha.
As demais casas (mundos ou reinos) são:
Miðgarðr: o “Jardim ou Terra do Meio”, tronco do gigante
Ymir, de cujo corpo os Aesir fizeram o universo. É onde nós, reles mortais,
habitamos.
Svartálfheimr: ou Reino dos Elfos Negros, ligados à metalurgia,
construtores do barco de Freyr, do martelo de Thor e da lança de Odin, entre
outras armas e objetos mágicos.
Ljósálfheimr: a “Morada dos Elfos Luz”, localizada acima de
Miðgarðr. É, também, a casa dos deuses solares Freyr (ligado à colheita) e Sól
(deusa que conduz o sol do oriente ao ocidente).
Niflheimr: “o Mundo das Névoas”. Associado às ilusões e enganos
que devem ser evitados ou vencidos.
Múspellsheimr, localizado ao sul de Miðgarðr, é o Reino do Fogo
primordial. Terra dos temíveis gigantes do fogo.
Vanaheimr: o “Reino dos Vanir ou Vanes”, a oeste de Miðgarðr,
corresponde às ilhas bem-aventuradas e às regiões paradisíacas das mitologias
mediterrâneas.
Jötunheimr: ou Útgarðr (“Jardins de Cima”) é o “Reino dos
Gigantes”, local de incursões aventurosas de Thor e Loki.
Desde sempre, como se vê, o Céu é o limite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário