terça-feira, 16 de junho de 2009

Salve São João!


A cultura popular brasileira floresceu ao lado da tradição católica, presente desde que Frei Henrique Soares celebrou, na Bahia, em 1500, a primeira missa. As simpatias de São João, que remetem às consultas aos velhos oráculos, demonstram isso. O antiquíssimo hábito de acender fogueiras, associado aos ritos da fertilidade, alimenta, no sertão principalmente, o desejo de se conhecer o futuro no tocante a um bom casamento ou a sua manutenção – para os já casados.

Abaixo alguns exemplos de simpatias de São João.

Para ver o rosto do futuro cônjuge:

23 de junho, noite de São João: quem quiser ver o rosto da pessoa com quem vai se casar, é preciso comprar um espelho “virgem”, escondê-lo e à meia-noite desejar ver a pessoa. Depois é só olhar fixamente para o espelho, sem desviar os olhos por nada desse mundo. Virá um vento forte e depois aparecerá no espelho o rosto da pessoa.

Simpatia da faca na bananeira:

Quem quer saber a primeira letra do nome do futuro cônjuge, deve, na noite de São João, pegar uma faca “virgem” e saltar com ela três vezes a fogueira. Depois cravar a faca num pé de bananeira, deixando-a lá. No dia 24, bem cedo, verificar a faca: a primeira letra do nome do (a) futuro (a) esposo (a) aparece na lâmina.

Para saber se vai estar vivo no próximo São João:

A pessoa deve acordar bem cedo no dia 24 e ir a uma fonte, cacimba, enfim, qualquer lugar com um bom volume de água. Uma bacia também serve. Sem falar com ninguém, o interessado deve se mirar na água. Se não conseguir vir a duas orelhas morrerá antes do próximo ano.

Para saber quem vai morrer primeiro:

No dia 24 de junho, pegar duas brasas da fogueira, e marcar cada uma identificando-a com a pessoa. Depois pôr as brasas numa bacia com água e esperar; a brasa que representa a pessoa que vai morrer primeiro afundará.

Na música popular, uma bela referência a este costume se encontra em Leva eu (Sodade), de Tito Guimarães e Alberto Cavalcanti:

"Na noite de São João,
No terreiro, uma bacia,
Que é pra ver se para o ano
Meu amor inda me via."

E viva o Precursor de Nosso Senhor Jesus Cristo, o São João do Carneirinho.

--------------------------------------------------------------------------------

A foto que ilustra esse post é de uma escultura do artista pernambucano

Contato:
Av. Inez Rolim, 126, lages, Ibimirim-PE
CEP 56580-000 - FONE: 87 3842-1545 / Cel. (87) 8824-8616
e-mail: marcos.santeiro@hotmail.com / marcossanteiro@uol.com.br

Que avisa:
Entregamos em todo Brasil e no Exterior.