quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Caravana do Cordel: dois anos de histórias e de História


A Caravana do Cordel completará, oficialmente, no próximo dia 7 de novembro, dois anos de atividades exitosas em São Paulo e em outros estados desse Brasil imenso.

A primeira atividade deu-se em Guarulhos, quando, nos dias 7 e 8 de novembro de 2008, a Biblioteca Monteiro Lobato foi palco do salão da Literatura de Cordel. No início de 2009, a Caravana recepcionou o poeta pernambucano Wladimir Cazé, que veio a São Paulo lançar o folheto ABC do Carnaval.

O grande salto, porém, se deu com o início das atividades regulares no Espaço Cineclubista da Rua Augusta, em julho de 2010. Outros palcos importantes da capital e de cidades paulistas também foram ocupados, com destaque para o auditório da APEOESP e a Biblioteca Belmonte.

Embora não dê para falar de todas as atividades, ressaltamos a presença da Caravana em várias cidades, como São Bernardo do Campo, Mauá, Várzea Paulista, Uberlândia (MG), Guaxupé (MG), Paranapiacaba (Santo André-SP), Sorocaba, Santo André etc.

O grupo original tem sete fundadores: João Gomes de Sá, Varneci Nascimento, Pedro Monteiro, Costa Senna, Cacá Lopes, Nando Poeta e Marco Haurélio. Hoje, o movimento, ampliado, reúne, ainda, além de cordelistas, folcloristas, músicos, pesquisadores, entusiastas e admiradores da Literatura de Cordel, a grande contribuição do Nordeste à Cultura Brasileira.

Abaixo, o primeiro texto na internet a citar a Caravana do Cordel, publicado no fotolog Cordelista João Gomes de Sá em 02/02/2009.

CARAVANA DO CORDEL
.
A CARAVANA DO CORDEL reúne poetas cordelistas, xilogravadores, repentistas, além de outros artistas ligados às ricas manifestações da cultura espontânea brasileira.
A CARAVANA DO CORDEL visa ampliar o contato com a poesia popular de São Paulo, que vem da mesma raiz do cordel nordestino e deu origem a tantas duplas fantásticas, como TONICO E TINOCO, LIU E LÉO, TIÃO CARREIRO E PARDINHO, e a compositores como João Pacífico, Teddy Vieira, Adauto Santos e Renato Teixeira.

A CARAVANA DO CORDEL também se aproxima do teatro popular, com monólogos e autos religiosos e profanos, teatro de bonecos e declamação de folhetos e de trovas populares.

A CARAVANA DO CORDEL também promoverá rodas de contação de histórias com contos hauridos da tradição popular.

Saiba mais sobre a CARAVANA DO CORDEL, através dos contatos:

João Gomes de Sá
Fone: (11) 8276-1592
e-mail jgsacordel@ig.com.br

Conheça outros projetos na área de cultura popular.

É um mundo de cordel para todo mundo!


__________________________________________________

ATIVIDADES DO EVENTO COMEMORATIVO:

O Memorial da América Latina, os Caravaneiros, a Editora Luzeiro e a Editora Nova Alexandria têm o prazer de convidá-lo para a Festa de Aniversário de 2 anos da Caravana do Cordel

O Mundo do Cordel para todo Mundo

Caravana do Cordel

Programação

Exposição de Xilogravura . Feira de Literatura de Cordel . Apresentação de Livros e Folhetos de Cordel . Recital Literomusical - Presença de Poetas Cordelistas, Músicos e Declamadores . Participação Especial da "DISSIDENTES BIG BAND" Guarulhos / SP e QUARTETO DE CORDAS/SP

Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Metrô Barra Funda / São Paulo / SP - www.memorial.sp.gov.br
Informações: jgsarcordel@ig.com.br / varnecicordel@yahoo.com.br
13 de Novembro de 2010, sábado, das 15h30 às 19h30

Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Memorial da América Latina / portão 6

Nenhum comentário: